quarta-feira, 25 de março de 2015

Qualidade das mudas e controle ecológico de pragas são destaques da fruticultura

Planejar o plantio de frutíferas, desde a preparação do solo e escolha de mudas até o cuidado com doenças e pragas que podem atingir o pomar, é uma das orientações dadas pelos técnicos da Emater/RS-Ascar na parcela temática da fruticultura na 15ª edição da Expoagro Afubra. O local é um dos espaços em que a extensão rural e a pesquisa estão integrados, por meio da parceria entre a Emater/RS-Ascar e a Embrapa.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Wagner Soares, ao planejar o plantio das frutíferas o agricultor precisa estar atento a alguns cuidados, como a orientação do sol, sendo a iluminação pela manhã a mais recomendada, e as condições do solo. "Antes de tudo é importante realizar a análise do solo para uma avaliação da qualidade química, assim o agricultor poderá ter diversidade de espécies na propriedade e, com isso, a disponibilidade de frutas durante todo o ano, tanto para o consumo da família quanto para a comercialização", frisa Soares.

Outro fator importante é a escolha das mudas para o plantio, que devem ser oriundas de viveiros credenciados. Embora as mudas adquiridas nesses viveiros possuam um valor maior de comercialização, o engenheiro agrônomo ressalta os cuidados que se deve ter ao iniciar o plantio das espécies. "A muda não é um gasto, ela precisa ser vista como um investimento. A planta começará a produzir, em média, três anos após o seu plantio. Se tiver boa qualidade, tem menor possibilidade de apresentar problemas com doenças e pragas", lembra Soares.

Os agricultores Marcelo e Resioni Cerri, do município de Agudo, visitaram a Expoagro Afubra pela primeira vez e encontraram no espaço a oportunidade de esclarecer dúvidas. "As informações que recebemos aqui vão nos ajudar muito, pois essas orientações técnicas podem nos auxiliar na melhoria do nosso pomar", destacou Resioni.

Para combater a incidência de pragas e doenças nos pomares, a equipe de extensionistas e pesquisadores ensina a elaborar as caldas bordalesas e sulfocálcica, sendo que, a primeira possui efeito sobre as doenças que atingem o pomar e a segunda, sobre as pragas. "Essas caldas podem ser preparadas pelo próprio agricultor e não causam prejuízos à saúde do produtor", finaliza o extensionista.

Os cuidados com o solo também são recomendados pelos técnicos da Emater/RS-Ascar. No pomar implantado pela Emater/RS-Ascar, é utilizada a cobertura viva para o controle da umidade, o que evita também a erosão do solo e diminui a compactação do mesmo. Além disso, conforme o técnico da Emater/RS-Ascar Wagner Soares, a adubação verde é fixadora de nitrogênio no solo, o que garante a adubação.

Fonte: Emater/RS-Ascar

Nenhum comentário:

Postar um comentário