quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Raio-X da citricultura

Levantamento ajudará a traçar perfil dos pomares


O censo da citricultura que está sendo desenvolvido pelo Fundecitrus já mapeou 267 mil hectares em 8.720 propriedades de citros. Os agentes de pesquisa percorreram 448 mil quilômetros e finalizaram o levantamento em 135 municípios de São Paulo e Minas Gerais, que juntos formam o cinturão citrícola, responsável pela maior produção de suco de laranja do mundo.

A equipe de campo conta com 43 agentes de pesquisa, que desde novembro estão visitando as propriedades citrícolas para coletar informações sobre o número de árvores produtivas e improdutivas, áreas irrigadas, variedades cultivadas, idade e quantidade de plantas. No final do levantamento, 480 municípios serão visitados.

Os agentes de pesquisa utilizam uma imagem de satélite em alta definição para identificar as propriedades citrícolas. Ao visita-las, ele pede permissão ao proprietário ou responsável para percorrer o pomar. Em seguida, vai de talhão a talhão com um computador para coletar os dados das árvores. As informações são armazenadas no computador e irão compor o banco de dados que, futuramente, será utilizado para desenhar o perfil da citricultura.

O censo e a estimativa de safra que estão sendo desenvolvidos através da Pesquisa de Estimativa de Safra - PES colocarão fim às especulações sobre o tamanho da citricultura e contribuirão com o planejamento de seu futuro.

Os resultados irão compor um índice oficial e unificado, divulgado por região, que colaborará com a democratização da informação a respeito da produtividade e do tamanho da citricultura para toda a comunidade citrícola, já que irá apresentar um retrato seguro do setor, após as intensas alterações vividas.

Mas informações podem ser encontradas em http://www.fundecitrus.com.br/pes.

Fonte: Fundecitrus

Nenhum comentário:

Postar um comentário