sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Frutas e vegetais: solução biológica é aliada de produtores e consumidores

A alta rentabilidade no mercado de hortifrúti registrada nos últimos três anos vem impulsionando o agricultor a investir cada vez mais em tecnologia e manejo de culturas. A primavera e o verão são épocas de maior demanda por frutas e vegetais, em função disso, as gôndolas devem estar abastecidas com produtos prontos para serem consumidos sem qualquer tipo de restrição, o que abre ainda mais espaço para utilização de soluções biológicas.

"Temos boas perspectivas para os próximos anos, já que a procura por esses produtos no mercado interno é crescente. A tendência é que se intensifique o consumo de frutas e vegetais diferenciados, como tomates-cereja e mini-hortaliças, por exemplo. Nesse contexto, nosso fungicida/bactericida Serenade® está inserido em um segmento muito promissor de alimentos rastreados produzidos sob a ótica da sustentabilidade e da segurança alimentar", explica Fabio Maia, gerente de Marketing Estratégico – Frutas e Vegetais da Bayer CropScience. De acordo com recentes pesquisas do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade de College London, na Inglaterra, consumir a partir de sete porções diárias de frutas e vegetais reduz em 42% o risco de morte.

Este é um dos segmentos da agricultura que mais deixa em alerta os consumidores, uma vez que eles estão cada vez mais preocupados com a saúde e informados quanto à segurança alimentar. “O produto biológico pode ser utilizado normalmente durante todo o período do plantio e até aplicado pouco antes da colheita, assim o alimento pode ser encaminhado direto para as prateleiras, pois é uma ótima ferramenta para o gerenciamento do limite de resíduo, além de permitir benefícios também no pós-colheita. Com o morango, por exemplo, é possível conseguir um tempo de prateleira maior com a aplicação no final do ciclo. Isso traz ganhos para todos os elos da cadeia", comenta Maia.

Serenade®
Primeiro produto biológico do portfólio no Brasil da Bayer CropScience, o fungicida/bactericida Serenade® atua como aliado do agricultor no controle de doenças e manejo de resistências a fungicidas (rotação de produtos biológicos e químicos), que podem comprometer a produtividade das plantas e a qualidade final do que é produzido. O Serenade® é indicado para os seguintes alvos: Alternaria porri, Botrytis cinerea, Cryptosporiopsis perennans, Sphaeroteca macularis, Colletotrichum gloeoesporioides, Alternaria dauci e Pythium ultimum, encontrados em culturas como batata, tomate, frutas e hortaliças.

Considerado parte da estratégia global da Bayer CropScience, o segmento de defensivos biológicos no Brasil encontra-se em um novo momento desde o começo deste ano, com alterações na legislação de registro. De acordo com o Ato Nº 6, de 23 de Janeiro de 2014, a indicação de uso nas bulas e rótulos deve conter apenas o alvo biológico. “Essa mudança possibilitou a ampliação do número de culturas que comportam o manejo biológico, já que muitas podem ser comprometidas pelas mesmas doenças e pragas, mas algumas não estavam anteriormente contempladas nos registros”, explica Maia.

Fonte: Agrolink

Nenhum comentário:

Postar um comentário