terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Dia de Campo apresenta tecnologias para o cultivo da melancia e potencialidades para consórcio com a mandioca

Com o intuito de apresentar as pesquisas e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa para a cultura da melancia em Roraima, será realizado nesta quinta-feira, dia 29 de janeiro, um Dia de Campo sobre o manejo da cultura da melancia e potencialidades para o consórcio com a mandioca, uma alternativa para otimizar o uso da terra e diversificar a produção.

O evento acontecerá no Campo Experimental Água Boa, das 8h30 às 12h30, e é voltado para produtores, técnicos agrícolas e estudantes. Durante o Dia de Campo, serão analisados os resultados obtidos nos últimos anos de pesquisa, com palestras e demonstrações práticas. A Embrapa fornecerá transporte para o evento, disponibilizando uma Van que sairá da frente do Hotel Aipana, na Praça do Centro Cívico, às 7h45.

Uma novidade este ano é a pesquisa da melancia em consórcio com a mandioca, que permite uma melhor utilização da terra pelo agricultor. Como o ciclo da melancia varia de 2 a 3 meses, durante o período que não houver produção da fruta o agricultor pode colher a mandioca, que tem um ciclo mais longo. A vantagem do consorcio é que a mandioca acaba se beneficiando da adubação e irrigação que já está sendo feita para a cultura da melancia, aumentando, assim, a produtividade da raiz.

Em Roraima, a cultura da melancia desperta interesse de produtores pela facilidade de adaptação às condições agroclimáticas do estado, boa aceitação dos frutos no mercado local e rápido retorno econômico. Segundo o pesquisador Roberto Dantas, organizador do Dia de Campo, estima-se que na região sejam cultivados cerca de 1400 hectares do fruto, com produtividade média em torno e 20 mil quilos por hectare.

Esta produtividade ainda é considerada baixa devido ao manejo inadequado de pragas e doenças e adubação ineficiente. Contudo, com o uso adequado de tecnologias como: plantio na época certa, irrigação e adubação eficientes, manejo de pagas e doenças e demais tratos culturais, pode-se obter produtividade de 40 mil a 50 mil quilos por hectare.

Conheça a cultura

A melancia pertence à família do melão, abóbora e maxixe. A fruta se adapta melhor ao clima quente e seco, com temperatura entre 25 a 30oC. Existe um grande número de cultivares adaptadas para o cultivo em Roraima, destacando-se a Crimson Sweet, Top Gun, Sta Amélia e Verena. A época mais adequada para o cultivo da melancia sob condições de sequeiro é de junho a agosto. Já a melancia irrigada pode ser plantada de agosto a março.

Para mais informações sobre a cultura da melancia em Roraima, entre em contato pelo telefone (95) 4009-7135 e agende uma visita a Unidade.

Informações:

Dia de Campo: Manejo da cultura da melancia e potencialidades para o consórcio com a mandioca

Data: 29.01.15

Local: Campo Experimental Água Boa, localizado na BR 174, sentido Manaus, a 30 km de Boa Vista.

Transporte: A Van da Embrapa sairá da frente do Hotel Aipana, na Praça do Centro Cívico, Centro, às 7h45.

Fonte: Embrapa e Grupo Cultivar

Nenhum comentário:

Postar um comentário