quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Salto do Jacuí inaugura sistema de abastecer pulverizador que reduz risco de contaminação por agrotóxico

Projeto Água Limpa é o primeiro em funcionamento no município


Inaugurado nesta terça-feira (13/12), na localidade Tabajara, interior de Salto do Jacuí, sistema que armazena água para abastecimento de pulverizador - equipamento usado na aplicação de agrotóxico na lavoura. O Projeto Água Limpa é o primeiro em funcionamento no município e deve beneficiar 40 famílias de pequenos agricultores. O objetivo é evitar a contaminação de rios.

O investimento foi de R$ 4,2 mil, metade do projeto financiada pela Sicredi e o restante pelos moradores da localidade. A Emater/RS-Ascar prestou assessoria técnica. "É importante para a redução de agrotóxicos que poluem os rios Jacuizinho e Caixão", disse o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Adeleir Pedrassani. "O olhar da Emater está voltado para a redução do veneno", completou Pedrassani. 

"Um dos pilares defendidos pela nossa Diretoria é o ambiental, além do social e econômico, por isso este exemplo é gratificante", disse o gerente da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Carlos Turra.

Projeto 

Uma caixa com capacidade para armazenar 10 mil litros foi instalada no galpão da Associação da Patrulha Agrícola. Os agricultores poderão utilizar a água dessa caixa, e não a dos rios, para diluir produtos químicos dentro dos pulverizadores. 

"A Sicredi aposta na educação, temos que fazer alguma coisa", disse o presidente do Sicredi - Espumoso, Jair Piovesan. 

Mais Água Mais Renda

Ainda durante o encontro, o gerente regional da Emater/RS-Ascar entregou ao agricultor Ronildo Mathias Binotto o contrato de subvenção com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). Por meio dele a Seapi assegura ao agricultor a devolução da primeira e última, de um total de sete parcelas, de financiamento utilizado pelo agricultor para instalar sistema de irrigação por aspersão convencional. 

O Mais Água Mais Renda é considerado uma das principais políticas públicas do Governo do Estado à expansão da agropecuária irrigada.

Também participaram do evento, em Salto do Jacuí, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Rudinei Maciel, presidente da comunidade Tabajara, Denilson Hermes, vice-presidente do Sicredi, José Klein, e gerente da agência Salto do Jacuí, Luis Carlos Ghilardi, supervisora microrregional da Emater/RS-Ascar, Monique Chaves, e extensionistas Tânia Treviso, Dionísio Treviso e Leandro Carvalho, vereador e comunidade. 


Fonte: Emater - RS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário