domingo, 27 de novembro de 2016

Conab realiza mais uma etapa do censo de armazéns

Levantamento será feito na Bahia, em Goiás, Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e Espírito Santo


Cinco estados brasileiros passarão pelo censo de armazenagem da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab): Bahia, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Ao todo, serão visitadas 2.527 unidades privadas em 288 municípios. A ação envolve 39 técnicos da Conab e recursos previstos de cerca de R$ 300 mil.

Os trabalhos, iniciados no final de outubro, devem ser concluídos em dezembro. Entre os itens checados nas operações, estão a estrutura do imóvel, os equipamentos e a capacidade estática, além das condições técnicas de operação, item fundamental para assegurar o cadastro. Serão atualizadas também informações sobre mudança de proprietário e excluídas unidades que deixaram de ser utilizadas como armazém.

As informações do censo são utilizadas para alimentar o Sistema de Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras (Sicarm) e são essenciais para garantir o registro que possibilita aos armazenadores a estocagem de produtos do governo federal. O Sicarm auxilia os agricultores na tomada de decisões logísticas e ainda é utilizado pelo governo como base para traçar políticas públicas de apoio ao setor. Além disso, serve como fonte para pesquisas no Brasil e no exterior.

A Bahia terá censo em 100% de seus armazéns. Em Goiás, também será feito o censo completo nas unidades cadastradas, além de inclusão de novos armazéns que já pediram o cadastramento. O Rio Grande do Sul deverá ter novas etapas no ano que vem para contemplar todas as unidades do estado.

Ao longo de 2016, a Conab aproveitou as visitas de fiscais, que foram a campo para checar produtos do governo estocados em unidades de terceiros, para cadastrar armazéns novos próximos aos roteiros de fiscalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário