quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Programa de tratamento previne principais doenças e bactérias da batata e do tomate

A equipe técnica da DuPont desenvolveu um conceito inovador para a proteção das culturas de batata e tomate. Baseado nos fungicidas Equation®, Midas® e Kocide®, o Programa Top Bac mira o controle de doenças importantes mesmo nos períodos mais chuvosos. De acordo com a empresa, esses produtos agem com desempenho efetivo na prevenção da requeima e pinta-preta em ambas as culturas, bem como da mancha-bacteriana do tomate e da canela-preta da batata.

“A aplicação do Programa Top Bac em conformidade com as recomendações técnicas resulta em uma solução eficaz e permite proteção superior com melhor qualidade das lavouras”, salienta Luís Grandeza, engenheiro agrônomo e gerente de marketing da DuPont.

De acordo com o agrônomo, a mancha-bacteriana do tomate (Xanthomonas vesicatoria) resulta em perdas da ordem de 30% da produção, ocorrendo em todos os estágios de desenvolvimento da planta. Uma vez instalada em frutos novos, a mancha-bacteriana provoca deformação e queda”, diz o gerente da DuPont.

Grandeza acrescenta que a canela-preta da batata (Ervinia carotovora), é causada por bactérias que degradam as paredes celulares das plantas e ocasionam o colapso dos tecidos, conferindo aos tubérculos e ramas afetados o aspecto amolecido. “As perdas causadas pela ação dessas bactérias são estimadas entre 10% e 40% na fase de desenvolvimento da cultura, podendo chegar a até 100% durante o armazenamento”, observa Grandeza.

De acordo com o executivo, a requeima (Phytophtora infestans) é considerada uma das principais doenças da batata e do tomate, pelos danos que pode causar à produção. Sua ocorrência é associada às baixas temperaturas e à elevada umidade do ar. Os sintomas são pequenas manchas de cor verde de difícil detecção nos primeiros dias. Se não controlada preventivamente, diz Grandeza, torna-se difícil para o agricultor deter a doença após o surgimento.

Com potencial igualmente danoso, a pinta-preta (Alternaria solani) também aparece nos períodos de temperaturas elevadas e alta umidade. O fungo ataca toda a parte aérea da planta, além dos pecíolos e do caule. As partes atingidas são reconhecidas pelo surgimento de pequenas manchas escuras. Muitas vezes, observa Grandeza, a pinta-preta e a requeima surgem ao mesmo tempo nas lavouras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário