segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Manejo de pragas em uva de mesa é tema de seminário na Embrapa

Na tarde do dia 14 de setembro, os pesquisadores Marcos Botton (Embrapa Uva e Vinho) e David Robert Haviland (University of California/Estados Unidos) irão apresentar as novidades no manejo integrado de insetos e ácaros pragas em uvas de mesa. O Seminário acontece no Auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS), sendo que a palestra do Prof. Haviland será em espanhol, sem tradução instantânea. A inscrição é gratuita e deve ser realizada no endereço http://perguntas.cnpuv.embrapa.br/index.php/293662/lang-pt-BR, até o dia 12 de setembro. Devido ao espaço do auditório, o número de vagas é limitado.

Segundo o pesquisador Marcos Botton, o objetivo é apresentar as recomendações para o ciclo 2016/2017 e debater as inovações da pesquisa visando ao manejo das principais pragas que atacam as videiras. “Além de abordarmos as pragas presentes no Brasil, vamos ter a oportunidade de conhecer como os produtores da Califórnia estão manejando as diferentes espécies praga, incluindo as que não estão presentes no Brasil, como é o caso da Lobesia botrana”, destaca.

Botton antecipa que a Lobesia botrana, também conhecida como traça-da-uva, é uma praga quarentenária no Brasil, mas que está presente e causando grandes prejuízos no Chile e na Argentina. “Os americanos conseguiram erradicá-la das videiras da Califórnia e com certeza a palestra do professor Haviland auxiliará na definição de estratégias para proteger a nossa produção”, antecipa Botton.

O evento é dirigido a viticultores, técnicos, extensionistas, pesquisadores, professores e estudantes interessados no tema. Informações adicionais sobre o seminário nos telefones (54) 3455-8086 ou 3455-8087.

Serviço:
O que: Seminário Técnico sobre Manejo de Pragas em uvas de mesa
Dia: 14 de setembro
Local: Auditório da Embrapa Uva e Vinho – Rua Livramento, 515, Bento Gonçalves – RS

Programa:
13h30 - Credenciamento
13h45 - Abertura - Chefia da Embrapa Uva e Vinho
14h - Estratégias para o Manejo integrado de insetos e ácaros pragas em uvas de mesa (safra 2016/17) - Marcos Botton (Embrapa Uva e Vinho)
15h30 – Intervalo
15h50 - Manejo integrado de pragas em uvas de mesa na California e respostas à introdução de novas espécies fitófagas (palestra em espanhol) - Farm Advisor University of California - Davis / Cooperative Extension Kern County
17h – Encerramento

Inscrições: as inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente, até o dia 12 de setembro, no endereço: http://perguntas.cnpuv.embrapa.br/index.php/293662/lang-pt-BR
Informações: (54) 3455-8086 ou (54) 3455-8087

Fonte: Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário