terça-feira, 13 de setembro de 2016

Breves recebe I Workshop da Cadeia do Açaí

O município de Breves recebe nesta quarta (14) e quinta-feira (15) o I Workshop da Cadeia do Açaí. O evento acontece pela parte da tarde no auditório do Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional (Cedep), localizado na Avenida Rio Branco, e pretende reunir cerca de 200 batedores de açaí para transmitir informações sobre os cuidados que devem ser seguidos durante o processamento desse alimento.

O objetivo é incentivar a adoção de boas práticas por parte dos batedores de açaí. E para isso também participam do evento representantes de bancos públicos. Eles vão prestar informações sobre as linhas de crédito oferecidas para pequenos negócios e que podem ser utilizadas para a aquisição de equipamentos e adequações nas instalações dos locais de processamento do fruto.

Também estarão presentes no workshop representantes da Emater-PA e dos serviços de Vigilância Sanitária dos municípios de Breves e de Belém. Desta última, será apresentada a experiência do selo de qualidade instituído na capital paraense pela prefeitura aos batedores de açaí que seguem as boas práticas de manipulação do fruto.

O workshop faz parte das ações do projeto Bem Diverso, uma parceria entre a Embrapa e o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD), com recursos de doação do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). A iniciativa abrange ações em outros biomas do país e é liderada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. O principal objetivo é conservar a biodiversidade brasileira e gerar renda para comunidades tradicionais e agricultores familiares.

Segundo o pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental Raimundo Nonato Teixeira, que coordena as ações do projeto na região, a adoção de boas práticas no processamento do açaí se enquadra em um dos objetivos do projeto Bem Diverso, que é melhorar o acesso ao mercado dos produtos da biodiversidade.

O evento conta com apoio da Emater-PA, prefeituras municipais de Breves e de Belém, Banco do Brasil e Banco do Estado do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário