quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Colheita de morangos em Gramado dos Loureiros/RS está a todo vapor

O município de Gramado dos Loureiros é conhecido regionalmente pela expressiva produção e pela qualidade dos seus morangos. O sabor e aroma intensos dos frutos são características que atraem os consumidores. Apenas neste ano, foram plantados no município cerca de 40 mil mudas de morango. O período de produção é estendido de agosto a dezembro, mas nos meses de setembro e outubro a colheita se intensifica, um benefício para as plantas pelo aumento da temperatura e maior período de luminosidade. 

A comercialização dos morangos pelos produtores acontece nos mercados locais e nos municípios vizinhos. O cultivo do morango representa, para a maioria das famílias, uma excelente alternativa de geração de renda e diversificação da propriedade. De acordo com a Emater/RS-Ascar e a Secretaria da Agricultura de Gramado dos Loureiros, a expectativa para este ano é que os agricultores colham em torno de 850 gramas de morango por planta durante todo ciclo da cultura, considerando as boas condições apresentadas até o momento. 

Outra iniciativa no município, estimulada pela Emater/RS-Ascar e entidades locais, é a conscientização para redução do uso de agrotóxicos no cultivo. Essa ação está se viabilizando devido à eficiência dos produtos biológicos utilizados e pela consciência da importância de uma produção mais limpa, com redução do uso de produtos químicos. 

Fonte: Emater - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário