sexta-feira, 22 de julho de 2016

Situação da bananicultura é debatida em Dom Pedro de Alcântara

Na última terça-feira (19/07), a Emater/RS-Ascar de Dom Pedro de Alcântara realizou o Encontro Municipal para Organização e Comercialização, dirigido aos bananicultores do município, com o objetivo de promover o debate sobre a atual conjuntura da cultura da banana, principalmente no que tange à comercialização. O encontro foi no Salão de Hilários, gentilmente cedido pela comunidade, e coordenado pelos extensionistas da Instituição, Paulo Dalpiaz e Tatiane Bohrer, com a participação, como palestrantes, de dois assistentes técnicos Regionais da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre. 

A agrônoma da Emater/RS-Ascar, Adriane Benedetti, falou sobre Agricultura Familiar e Mercado Institucional, as possibilidades de comercialização individualmente e em grupos, destacando que o Litoral Norte é a região produtora de banana do RS e que pode fornecer para todo o Estado, bastando a organização e a união dos agricultores. Já o agrônomo da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Marcelo Cotrim, explicou o que é associação e o que é cooperativa, principais diferenças e os prós e contras. Cotrim destacou que o objetivo de ambas é desenvolver projetos coletivos, defendendo interesses dos associados, com união, justiça, liberdade, autonomia, participação, autodeterminação, aprendizado e solidariedade. 

Na segunda parte do Encontro, o representante da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafit), Charles Lima, fez uma explanação da situação do cooperativismo e associativismo no Litoral Norte e contou a experiência vivenciada pelos agricultores que são sócios da Coomafit e analisou as dificuldades encontradas e as melhorias alcançadas com a união em busca dos objetivos. 

Ao final, ocorreu debate com a participação dos agricultores, que aproveitaram para tirar dúvidas, questionar e definir como encaminhamento a formação de uma comissão, que contará com a participação de 15 agricultores.

Tatiana salienta que o evento foi encerrado com a certeza de que foi lançado o primeiro desafio de vários que virão, pois uma Cooperativa ou Associação é feita de desafios e de união, que é a forma de desenvolvimento coletivo. 

Fonte: Emater - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário