segunda-feira, 4 de julho de 2016

Governador Taques ressalta importância do agronegócio para economia brasileira

Considerada a maior Feira Agroindustrial e Comercial do Centro-Oeste, a 52ª Expoagro foi aberta oficialmente no sábado (02.07), no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá. Neste ano, o Governo do Estado é parceiro do Fórum Nacional das Cadeias Produtivas, que ocorre de 04 a 08 de julho, uma inovação da feira que tem o objetivo de levar mais conhecimento e tecnologia ao produtor rural, além de promover o desenvolvimento regional e agregar valor à produção do campo.

O governador Pedro Taques participou da abertura e ressaltou a importância do setor agro para a economia de Mato Grosso. “Nós estamos em crise. O País está em crise. Mas é preciso falar em oportunidades. E temos buscado, na medida do possível, ajudar este setor, porque reconheço a importância do agro para a economia do nosso estado e para o nosso País. Prova disso é a balança comercial de Mato Grosso, que ano passado teve um superávit de U$13 bilhões, o que é muito significativo. São Paulo teve U$ 33 bilhões de déficit”, disse Taques.

Nesse sentido, o Fórum das Cadeias Produtivas vem ao encontro das ações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), que busca contribuir para o crescimento do estado. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, falou da parceria que pretende capacitar mais de cinco mil pessoas. “É uma iniciativa importante que visa capacitar o produtor rural nas mais diversas cadeias produtivas. Pretendemos trazer inovação, conhecimento e habilitação dos produtores rurais com as melhores tecnologias. Tecnologias que trazem mais desenvolvimento e lucratividade na produção agropecuária, soluções para driblar a crise”.

O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Ricardo Arruda, falou sobre o desafio em mudar o estilo da feira. “A Expoagro tem a função natural de fomentar, agregar, buscar informação dos diversos segmentos e com o Fórum das Cadeias Produtivas será um local de saber para o produtor rural e demais participantes. Quebramos um paradigma de 50 anos do modelo de exposição. Aceitamos o desafio e estamos confiantes nos resultados”.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, que também participou do evento, disse que está trabalhando para desburocratizar o setor e que busca contribuir com Mato Grosso. “Chegou a hora de tentar resolver muito do que eu reclamava, até 40 dias atrás”, disse ao se referir ao período em que assumiu a pasta. E completou: “É nesse sentido que eu estou fazendo minha passagem pelo ministério da Agricultura, que é a casa do agricultor e do pecuarista, é ali que temos que resolver o principais problemas e gargalos do setor”.

O governador Pedro Taques lembrou ainda do compromisso de conseguir um novo local adequado para a realização da feira agropecuária. “Para isso, contamos com o apoio do ministro Blairo Maggi e dos parlamentares da bancada mato-grossense, e coloco o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tomczyk, para ser o interlocutor do Governo do Estado para que possamos, quem sabe na próxima Expoagro, já termos algo de concreto para mostrar a força deste setor no nosso estado”, concluiu.

Fórum das Cadeias Produtivas

O Fórum Nacional das Cadeias Produtivas começa na segunda-feira (04.07), às 9h, no auditório da Inovação, no Parque de Exposição Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá. O Fórum é uma realização do Sindicado Rural de Cuiabá e conta também com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja).

Serão realizadas mais de 50 palestras e workshops nas áreas de sojicultora e milhocultura, bovinocultura de corte, piscicultura, bovinocultura de leite e olericultura, voltados para o pequeno, médio e grande produtores.

Na programação estão palestras com grandes nomes como Marcos Troyjo, Jair Kobe, Ezequiel do Valle, Fernando Rollim, Roberto Rodrigues, e outros. A inscrição é gratuita e o credenciamento será feito no estande do Governo/Sedec.

Expoagro

A 52ª Expoagro, considerada a maior Feira Agroindustrial e Comercial do Centro-Oeste, teve início no sábado (02.07) e segue até o dia 10 de julho. A Expoagro tem como foco principal a oportunidade de fechar bons negócios e interagir com produtores, empresários e profissionais dos mais diversos segmentos mercadológicos.

Fonte: Folha Max

Nenhum comentário:

Postar um comentário