segunda-feira, 4 de julho de 2016

Cinco frutas típicas do inverno que melhoram o desempenho esportivo

Além da sensação térmica, uma maneira (mais saborosa) de reparar na mudança de estação é observar quais frutas estão sendo vendidas na feira. Quando se vê figo, romã, uva e abacate temos certeza de que o inverno chegou. Todas essas frutas possuem vitaminas e minerais variados que ajudam no metabolismo, rebatem os danos da oxidação naturalmente provocada pelo exercício e facilitam a cicatrização de lesões e recuperação de tecidos. Estas afirmações são da nutricionista Marcia Daskal.

- As frutas são ideais para os lanches antes do treino porque são leves. Salada de frutas com iogurte ou granola e uma vitamina de frutas ou uma banana com aveia e mel são bons exemplos de lanches pré-treino - diz a especialista.

Para entender melhor como algumas frutas típicas do inverno podem ajudar a melhorar o desempenho esportivo, pedimos para Marcia montar uma pequena lista:

FIGO - Rica em carboidratos. Ajuda a dar energia para treinar, estimula a queima de gordura e também ajuda a recuperar mais rápido a massa muscular. O glicogênio muscular, estoque de carboidrato no músculo e primeiro combustível responsável pelo exercício, é quem sinaliza para o corpo se ele vai queimar gordura ou massa muscular. Fazer exercício sem um bom estoque de glicogênio não só causa fadiga, como faz com que o corpo degrade a proteína muscular como fonte de energia.

MAÇÃ – O ácido ursulcólico, componente presente na casca, reduz o desgaste muscular e ainda colabora para o crescimento dos músculos.

UVA e UVA PASSA – Já usada para prevenir câimbras nos atletas porque é rica em potássio, a versão passa mostrou-se tão eficaz como repositor de energia como os snacks esportivos mais consumidos pelos atletas (estudo publicado no British Medical Journal). Com a vantagem de ser fácil de comer e riquíssima em energia. 

ROMÃ - Riquíssima em antioxidantes que combatem os radicais livres. Os ácidos gálico, elágico e protocatequínico são os responsáveis pelos efeitos da fruta, cada vez mais estudados.

ABACATE - Riquíssimo em glutationa, um poderoso antioxidante. O abacate também sacia e fornece muita gordura boa, que tem ação anti-inflamatória.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário