segunda-feira, 25 de abril de 2016

Sistema de bombeamento de água com energia solar gera economia em propriedades rurais do Espírito Santo

As bombas da linha anauger solar têm sido uma alternativa viável para obtenção de água para agricultores da região de Itapemirim/ES. Os produtores rurais, que antes sofriam com o tempo constantemente seco, hoje possuem água em abundância, graças a essa solução criada pela Anauger. O acesso à tecnologia foi concedido por meio de um projeto da Secretaria de Agricultura de Itapemirim, através de um cadastro e análise de situação dos agricultores e pecuaristas. “É uma grande oportunidade de levar a força da tecnologia fotovoltaica a trabalhadores que precisam muito desse recurso. Estamos muito honrados em fazer parte de um projeto que beneficie muitas pessoas, promovendo economia e facilidade em suas rotinas”, diz o diretor comercial da Anauger, Marco Aurélio Gimenez.

Os agricultores interessados podem fazer um cadastro junto à Secretaria de Agricultura e, após análise da necessidade e situação, é feita a doação de um kit do sistema anauger solar (com placa fotovoltaica, bomba e driver). A estimativa é de que dois mil produtores rurais recebam o produto, gratuitamente. Como é o caso de Eliseu Coutinho, produtor de leite da região de Piabanha do Norte, um dos primeiros a utilizar o equipamento por meio do projeto. “Abasteço minha caixa d’água e consigo hidratar minha criação de mais de 25 cabeças de gado. Não conhecia o sistema anauger solar, mas fiquei impressionado, pois consegui economizar mais de 20% de energia elétrica em minha rotina”, diz.

Outro agropecuarista que se beneficiou do sistema é Gelson Motté Carvalho, da Comunidade de Afonso. Ele abastece além de sua residência, mais duas casas vizinhas (de seus filhos) e consegue oferecer água limpa e potável para sua criação de gado de leite. “A estiagem é difícil para nós. Já hoje, consigo facilmente mais de 4 mil litros de água todos os dias sem agredir o meio ambiente”, conta.

O secretário de agricultura de Itapemirim, Luciano Henriques, conta que a ideia do projeto veio de uma necessidade da região. “A população sofreu muito com a seca no ano passado e, diante da demanda, começamos a buscar alternativas para ajudar os agricultores. E, pelo fato de a energia também ter encarecido, achamos as placas fotovoltaicas a solução perfeita”, diz Henriques.

O representante da Anauger na região, Sergio Lentini Junior, destaca o potencial desse projeto. “Ficamos felizes em poder promover a ponte entre um produto tão inovador e sustentável como o da Anauger e os produtores rurais que necessitam de uma solução que viabilize o acesso à água de forma econômica , para suas atividades”, diz Lentini. Josiel Nascimento Coelho, proprietário da empresa Agrosolo, que forneceu os itens à Secretaria de Agricultura , por meio de uma licitação, destaca a confiabilidade do produto. “Os agricultores da região tinham uma carência que o produto conseguiu suprir perfeitamente. Além do que, a Anauger é uma empresa de grande tradição e confiabilidade”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário