quinta-feira, 3 de março de 2016

PIB da agropecuária deve seguir positivo em 2016, avalia FNP

Variações ao longo do ano são 'normais', diz diretor técnico.
Resultado das exportações de fevereiro deu suporte à projeção.

O Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária deve se manter positivo ao longo deste ano, na opinião do diretor Técnico da Informa Economics FNP, José Vicente Ferraz. "É normal que tenhamos variações ao longo do ano, com algum número negativo, mas no fim do ano devemos ter um PIB positivo", afirmou, nesta quinta-feira (3), ao Broadcast Agro.

Um dos principais suportes para a projeção do analista é o resultado das exportações do setor em fevereiro. Alguns setores apresentaram avanços expressivos.

Em relação ao milho, por exemplo, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) apontou que o Brasil exportou em fevereiro 5,374 milhões de toneladas, volume quase cinco vezes superior ao reportado em igual mês do ano passado.

Os embarques de carne bovina - outro item importante do setor - totalizaram 99,5 mil toneladas, volume 30% superior a registrado em fevereiro do ano passado. "O agronegócio brasileiro continua bastante competitivo internacionalmente", afirmou Ferraz.

Em compensação, a recessão econômica do País e seus efeito negativos no mercado interno devem pressionar o crescimento do agronegócio. Por isso, o avanço do PIB em 2016, na opinião de Ferraz, deve ser menor do que o alcançado em 2015 (o analista não faz estimativa em número de quanto será o resultado).

"Além do mercado interno ter ainda um peso muito forte para o setor, não são todos os produtos que têm facilidade de alcançar o exterior, por isso, tenho cautela ao dizer que o crescimento será mais modesto", afirmou. Ferraz citou o setor do café que, apesar de ter uma perspectiva positiva em relação à produção, não deve ter um bom resultado ao longo deste ano, por causa do consumo interno.

Cenário político
Outra questão que pode influenciar o resultado é a situação política do País e o desenrolar da crise no governo, considerou Ferraz. "É preciso ver como este governo, ou um novo, irá resolver e reorganizar as questões macroeconômicas do País."

Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o PIB da agropecuária subiu 1,8% em 2015 ante 2014. No quarto trimestre de 2015, o PIB da agropecuária avançou 2,9% em comparação com o terceiro trimestre. Na comparação com o quarto trimestre de 2014, o PIB da agropecuária mostrou alta de 0,6%. Já o PIB brasileiro geral registrou queda de 3,8% em 2015 ante 2014

"O agronegócio tem uma contribuição positiva para o País, mas é muito pouco e, infelizmente, no geral, devemos ter um desempenho geral negativo neste ano, novamente", completou.

Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário