quarta-feira, 2 de março de 2016

Expodireto 2016: presidente da Emater/RS acompanha tutoramento de tomates no parque da Cotrijal

Em projetos sociais ou em banquetes, as hortaliças, como as que são cultivadas pela Emater/RS-Ascar na horta da Expodireto, mudam um pouco a paisagem da feira do agronegócio e fazem bem à saúde e ao bolso. Nesta terça-feira (01/03), o presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, esteve no local para verificar de perto o desenvolvimento de verduras, frutas e legumes que a Instituição irá mostrar ao público na semana que vem (07 a 11/03), durante a Expodireto. "É uma vitrine viva, presente em qualquer projeto social", explicou o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Erivelton Kreisig.

Na estufa, o presidente da Emater/RS comprovou a eficácia do sistema de tutoramento, nesse caso, usado na produção de tomates. À medida que o tomateiro vai se desenvolvendo, a planta é apoiada em fios de arame presos nas laterais, em estacas de madeira. 

O "substrato" que está na base de tudo o que se planta é a ciência, segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar que coordena o espaço da Horticultura e Fruticultura na Expodireto. "Temos irrigação por gotejamento, fertilização com adubação orgânica, encanteiramento, tutoramento, mulching (plástico que encobre a terra preparada para receber as mudas), substrato caseiro e comprado, fertirrigação, compostagem e cultivo em bancada", explicou Bortolini. 

Contra o desperdício, a horta cultivada pela Emater/RS-Ascar no parque da Expodireto é uma área produtiva de 1.500 m² e com 16 variedades de frutas, verduras e legumes. Berinjela, cenoura, melão, morango, feijão de vagem e três tipos de tomate estão nessa lista para fazer da sustentabilidade um lema. 

Acompanharam a visita, o gerente adjunto da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Vito Cembranel, e a extensionista Social, Bianca Linhares.

Fonte: Emater - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário