segunda-feira, 28 de março de 2016

Extensionistas participaram de curso sobre cultivo de banana

Foto: Freepik
A banana é a produção agrícola mais cultivada no Acre. Segundo levantamento da Embrapa, há no estado mais de 7,3 mil hectares plantados com pés de banana, o que representa uma produção anual de 77 mil toneladas da fruta.Mesmo com toda essa área de plantio, o Acre ainda importa cerca de 40% da banana que consome.

Discutir as alternativas para o crescimento da produção de banana e apresentar novas técnicas que melhoram a qualidade da fruta são alguns dos temas discutidos em um curso para extensionistas de várias secretarias ligadas à produção do governo estadual, oferecido pela Embrapa.

Um dos consensos sobre a produção de banana no Acre é que é preciso incorporar tecnologias para melhorar o processo produtivo nas propriedades rurais.

A Embrapa tem desenvolvido pesquisas e apresenta, durante o curso, variedades que são resistentes à sigatoka negra, principal doença da bananeira.

“Precisávamos de uma alternativa de controle rápido da doença. O fungicida aplicado trouxe resultados muito satisfatórios no combate ao fungo, refletindo na qualidade do fruto, aumentando o tamanho e a qualidade dos cachos e melhorando a qualidade visual da banana, que ainda é um problema nas nossas lavouras”, destaca Sônia Regina Nogueira, pesquisadora da Embrapa.

Aumento da produtividade

O curso foi dividido entre teoria e prática, encerrando-se com a realização de um dia de campo no Ramal Samaúma, localizado no quilômetro 72 da BR-364, em Plácido de Castro.

A atividade prática é importante para discutir alternativas que melhorem a produtividade da banana produzida no Acre, cuja média no Brasil é de 14,5 toneladas por hectare, enquanto no estado é de apenas 10,5 toneladas.

“O Acre é um grande produtor de bananas. O que precisamos agora é aprimorar nossa técnica de produção. Estamos com agrônomos dos municípios que mais produzem a fruta no estado. Esse conhecimento vai ser importante para que as novas tecnologias cheguem aos produtores”, afirma José Carlos Reis, gestor da Secretaria de Agricultura e Pecuária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário