terça-feira, 29 de março de 2016

Como a engenharia mecânica ajuda a elevar a produtividade agrícola

A engenharia agrícola, assim como a engenharia mecânica, é uma das áreas responsáveis por incluir muitas das inovações tecnológicas atuais em várias ferramentas utilizadas no campo. Engenheiros agrônomos assumiram um papel importante nas últimas décadas para desenvolver aplicações modernas de maquinaria a fim de contribuir para elevar o cultivo do solo - reforçando o processamento de alimentos, fibras e combustíveis provenientes de culturas agrícolas.

Com o reconhecimento do avanço de técnicas e metodologias empregadas no trabalho rural, os profissionais que atuam no segmento agrícola passaram a investir em máquinas muito mais eficientes para utilizar em suas atividades de produção no campo. “A verdade é que muitos donos de lavouras e profissionais do ramo entendem que há uma dependência em relação às habilidades de engenheiros mecânicos para desenvolver equipamentos modernos”, explica Flávio Bajon Filho da Controlflex, fabricante soluções de cabos de comando. Bajon afirma ainda que isso ocorre especialmente onde o uso de sistemas de máquinas automatizadas passou a ser amplamente utilizado na gestão da agricultura.

Em princípio, os profissionais agrícolas estão concentrados em diversos outros aspectos sobre o trabalho que desempenham. Eles estão envolvidos não só na produção de alimentos e práticas de irrigação eficientes, mas também na conservação do solo e água, produção e cuidados com os animais, processamento pós-colheita e segurança contra pragas agrícolas. Mas quando se trata de máquinas, equipamentos, estruturas e a utilização de tecnologias agrícolas mecânicas, eles também podem precisar das habilidades de engenheiros mecânicos especialistas para ajudá-los a construir todo o conjunto de peças para máquinas agrícolas confiáveis ??e resistentes.

No Brasil, um dos maiores representantes do setor agrícola no mundo, a agricultura mecanizada já é praticada. O uso varia em sua extensão, mas pode significar a execução de atividades relativas ao plantio, adubação, capina, colheita ou processamento da colheita. O fato é que essas ferramentas e máquinas, se forem renovadas e atualizadas, podem impactar de maneira significativa o rendimento e os resultados do trabalho. Maquinarias agrícolas modernas e com peças de qualidade, como cabos de acionamento mecânico que resistem a quebras e falhas, são fundamentais para aumentar a produtividade dos trabalhadores agrícolas dando-lhes mais tempo para produzir alimentos.

As máquinas agrícolas mais utilizadas são os tratores, colheitadeiras, cultivadores do solo, caminhões e irrigadores. “É com a ajuda dos engenheiros mecânicos que estas máquinas agrícolas se tornaram mais modernas e mais confiáveis, dando aos agricultores a assistência garantida para realizar a produção agrícola sem irregularidade”, conclui Bajon.

As empresas especialistas em engenharia mecânica sempre desempenharam um papel importante para aperfeiçoar a mecanização da agricultura. Hoje, mais do que nunca, essas empresas fornecedoras de soluções em mecanização possuem todo o conhecimento que precisam para inovar ou redesenhar as máquinas e peças existentes de maneira a torná-las mais úteis em diversas atividades agrícolas. Com o aperfeiçoamento das tecnologias, essas empresas podem projetar instrumentos complexos que a maioria dos engenheiros não podem fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário