segunda-feira, 17 de agosto de 2015

FAO passa a integrar curso de tecnologia pós-colheita em frutas e hortaliças

A FAO (Organização das Nações Unidades para Alimentação e Agricultura) passa a integrar, a partir deste ano, a programação do Curso de Tecnologia Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças, oferecido pela Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP), que ocorre no período de 17 a 21 de agosto.

Os representantes da FAO realizam palestras sobre o estado das perdas e desperdícios de alimentos na América Latina e Caribe, bem como sobre as metodologias utilizadas para mensuração das perdas, especialmente nas culturas de mandioca, manga e tomate. Além disso, apresentam os principais fatores que afetam as perdas (tipo de produto, cultivar, sazonalidade da produção, mercado e fatores sócio-econômicos) e o desenvolvimento de equipamentos/ferramentas para colheita, tratamentos pós-colheita e uso de atmosfera modificada em embalagens.

De acordo com dados de 2011 da Organização, em países em desenvolvimento, mais de 40% das perdas de alimentos ocorrem nas etapas de pós-colheita e processamento. O curso intensivo, voltado ao aperfeiçoamento de profissionais do setor – produtores, atacadistas, varejistas, técnicos e especialistas – é uma iniciativa visando à incorporação de tecnologias para melhoria de processos e redução de perdas na cadeia produtiva.

Tradicionalmente, o curso é programado para conciliar teoria e prática, para facilitar o entendimento dos processos que envolvem as perdas pós-colheita. Na 4ª edição, as palestras contam com 29 instrutores de 5 Unidades da Embrapa, da USP, Unicamp, Unesp, Ceagesp, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Associação Brasileira de Automação, Citrosuco e Veros Produtos Químicos Ltda.

A programação também inclui visitas a unidades de beneficiamento de frutas e hortaliças, localizadas em Aguaí e Sumaré, no interior de São Paulo. Os 42 inscritos (as vagas estão esgotadas) representam empresas, universidades, instituições de ciência de tecnologia de 25 cidades de 7 estados brasileiros.

A programação completa, assim como informações sobre o tema, podem ser encontradas no site www.embrapa.br/instrumentacao.

Fonte: Embrapa Instrumentação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário