terça-feira, 18 de agosto de 2015

Com atraso de quase um mês, começa a colheita de morango no Paraná

O estado é o segundo maior produtor da fruta no Brasil.
Segundo a Seab, são aproximadamente 700 hectares de área plantada.



Com cerca de um mês de atraso por causa do clima, este ano, a colheita do morango no Paraná está começando agora. Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura no estado são 700 hectares de área plantada. Parece pouco, mas o Paraná é o segundo maior produtor da fruta no país. E este ano a área vai ser maior, pelo menos na região de Umuarama, no noroeste, onde vai passar de 12 hectares para 15 hectares.

"Tivemos um período de estiagem, cerca de 60 dias. Logo, em seguida, veio a chuvarada que não era esperada. Com isso as mudas, os plantios não conseguiram se adaptar na época adequada do plantio. Era para estarmos no pico de safra e, no entando, estamos apenas começando.", explica o agrônomo Osvaldo Luís. 

Por causa do calor dos meses de março e abril, as mudas chegaram mais tarde para o produtor. O atraso fez com que o morango sofresse menos com as chuvas de julho. De acordo com o agrônomo, se os pés tivessem sido plantados antes estariam totalmente formados nos dias de chuva do mês passado e o prejuízo seria maior. "Poderia dar fungos nos pés do morango, por exemplo", diz Osvaldo Luís. 

O produtor Altamiro Ogioni, depois de estiagem, altas temperaturas e chuva, não prevê uma safra tão boa quanto a do ano passado. "Era para estar frio na hora da colheita. Estamos esperando um pouco mais de frio nos próximos dias para ajudar na produção", comenta. 

Já o agricultor Marino Rodrigues Campos está mais confiante. Ele tem 35 mil pés da fruta. Está com seis funcionários, mas no auge da colheita este número deve saltar para 15. "Por causa da crise, as pessoas estão precisando aumentar a renda e está mais fácil contratar, se eu soubesse teria plantado mais pés de morango", diz.

Fonte: G1 PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário