quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Confiança do empresário segue baixa em agosto, informa pesquisa da CNI

Neste mês, índice de confiança somou 37,1 pontos, diz entidade.
Valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança, explica.



A confiança dos empresários da indústria brasileira permaneceu baixa em agosto, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) com base no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado nesta quarta-feira (19).

O levantamento foi feito com 3.088 empresas, sendo 1.224 pequenas, 1.155 médias e 709 grandes, entre os dias 3 e 13 de agosto de 2015, informou a Confederação Nacional da Indústria
Ilustração G1
Neste mês, informou a entidade, o ICEI permaneceu praticamente estável em 37,1 pontos, o que representa queda de 0,1 ponto percentual em relação a julho, dentro da margem de erro. Na comparação com agosto do ano passado, o índice registrou recuo de 9,4 pontos. O patamar de agosto também está 18,6 pontos abaixo de sua média histórica, acrescentou a entidade.

A CNI lembrou que valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança dos empresários. Quanto menor o índice, mais intensa e disseminada é a falta de confiança. "A falta de confiança foi detectada em todos os segmentos da indústria, independente do segmento, porte ou da região", acrescentou a entidade.

Condições atuais da economia e expectativas
O índice de condições atuais da economia, ainda segundo a CNI, oscilou dentro da margem de erro: anotou 28,1 pontos em agosto, frente a 27,6 pontos em julho. "O índice continua muito abaixo dos 50 pontos, o que representa uma piora nas condições atuais nos últimos seis meses.
Esse resultado se deve tanto pela piora nas condições das empresas, quanto pelo agravamento das condições da economia brasileira", informou.

O índice de condições atuais para as empresas registrou 32,7 pontos, um aumento de 1 ponto em agosto, o que revela que a percepção de piora foi menos intensa que em julho. Já o índice de condições atuais para a economia brasileira oscilou dentro da margem de erro, ao recuar apenas 0,3 ponto frente a julho. "Não obstante, o valor de 19,1 pontos, é o menor da série histórica, que se iniciou em janeiro de 1999", acrescentou.

As expectativas, ainda de acordo com o levantamento, também permanecem pessimistas. Em agosto, o índice de expectativas oscilou dentro da margem de erro, para 41,5 pontos, uma queda de 0,5 ponto. Valores abaixo de 50 pontos indicam expectativas pessimistas para os próximos seis meses.

"Ressalte-se que há uma piora nas expectativas dos empresários sobre o futuro da economia brasileira. O índice de expectativas sobre a economia anotou 31,3 pontos em agosto, o que representa uma redução de 1,6 ponto em relação a julho e de 10,6 pontos em relação a agosto de 2014. O índice de expectativas com relação à empresa manteve-se estável na comparação mensal, mas mostra queda de 8,3 pontos em 12 meses", concluiu a CNI.

Fonte: G1 Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário