segunda-feira, 25 de maio de 2015

Consumir frutas cítricas no outono melhora imunidade, diz nutricionista

Karin Honorato lista alimentos e nutrientes interessantes para a estação.Época pode trazer dores ósseas e articulares, segundo a especialista.


Foto: G1 MG
Consumir frutas cítricas, ricas em vitamina C, é uma ótima opção para melhorar a imunidade durante o outono, segundo a nutricionista Karin Honorato. Ela lista  alimentos e nutrientes interessantes para a estação.
“Nessa época a natureza muda. A paisagem, o clima, a temperatura, tudo começa a ficar diferente. E no nosso organismo também. Para algumas pessoas, a partir do outono, começa a modificar o humor, a fadiga, outros sentem até mais dores ósseas e articulares. A imunidade também fica mais frágil”, conta a especialista.

De acordo com Karin, alguns alimentos podem fazer muita diferença para melhora da saúde nesta época. “A quantidade de vitamina C dos alimentos é muito importante, e é a melhor época para consumir as frutas cítricas, principalmente a laranja e o limão, que são os mais ricos em vitamina C”, destaca a nutricionista.

Outras frutas também são importantes, conforme Karin Honorato. A uva, por exemplo, merece atenção no outono. “Ela tem boas quantidades de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias”, fala. A nutricionista destaca ainda as frutas secas, sobretudo a ameixa, passas, damasco, que são ricos em ferro.
“Nesta época cuide bem dos pulmões e do intestino. Esses órgãos possuem uma mucosa que precisa ser bem protegida para evitar complicações de infecções e, principalmente, problemas respiratórios”,  revela a especialista. Entre os exemplos que protegem o pulmão, estão o agrião, o repolho e o brócolis, que possuem substâncias anti-inflamatórias.

Tubérculos como o inhame e a batata doce também fazem diferença para o pulmão. “Eles possuem substâncias que ajudam a desinflamar, aquecer e fortificar o sangue”, aponta.
Linhaça, amendoim, azeite, abacate, alimentos ricos em gorduras saudáveis. Eles ajudam a proteger o sistema nervoso e diminuir as chances de irritabilidade, fadiga, mau-humor e até uma depressão.

Karin Honorato dá a dica: lembre-se de consumir favo de mel. Ela diz que uma colher de sopa por dia é o bastante para fortalecer o sangue. Própolis, geleia real, cebola, alho, canela, cravo, açafrão e gengibre também podem ajudar.

“Água! Esse é o alimento principal para o outono. É uma época em que o corpo fica mais seco e as mucosas tendem a ficar bem ressecadas. Capriche na quantidade de água para proteger o organismo de infecções”, finaliza a nutricionista.

Fonte: G1 -MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário