segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Safra de uva 2015 deve ser 20% maior na Cooperativa Vinícola Garibaldi

Expectativa é colher 19 milhões de quilos de uva, resultado do crescimento do mercado, especialmente para espumantes e sucos

A Cooperativa Vinícola Garibaldi já começa 2015 a todo vapor. A vinícola deu início a sua vindima com a expectativa de colher 19 milhões de quilos de uvas, 20% a mais do que em 2014. O aumento na safra de 2015 é resultado do crescimento da demanda de mercado, em especial de espumantes e sucos. “Para chegarmos à meta de 20%, incrementamos o nosso quadro de associados, passando de 340 famílias para 370”, explica o presidente da cooperativa, Oscar Ló. 

Até agora, os cooperados já coletaram 50 mil quilos da variedade Chardonnay, utilizada na elaboração do espumante Brut. Nessa semana, também começam a ser recebidas na cooperativa as de variedade Bordô, destinada à elaboração de sucos. Segundo o enólogo Gabriel Carissimi, a precocidade da safra se deve ao clima. “O pouco frio na brotação acelerou o início da formação do cacho e, consequentemente, adiantou a fase de maturação da fruta”, explica. No entanto, Carissimi observa que a qualidade da uva não foi atingida, apresentando assim excelente relação entre açúcar e acidez. “Devemos ter ótimos espumantes em 2015, com boa estrutura e ótimo frescor em boca”, complementa.

A expectativa é que a colheita se estenda até o início da segunda quinzena de março. Para garantir a qualidade das uvas de seus cooperados, a vinícola desenvolve um programa de melhoria contínua junto à produção. Os agricultores associados são acompanhados desde a implantação dos vinhedos até a classificação das uvas no momento da entrega à cooperativa. “A remuneração da uva começa a ser caracterizada no modelo de plantio, o que estimula a produção de uvas de qualidade”, esclarece Carissimi.

Fonte: Agrolink

Nenhum comentário:

Postar um comentário