terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Produtores rurais estimam colher 600 mil toneladas de uva na Serra do RS


O Rio Grande do Sul deve ter uma safra de uva mais doce e de alta qualidade. É o que apontam especialistas após um ano de temperaturas e clima que beneficiaram a maturação e o desenvolvimento da fruta nas lavouras gaúchas. Estima-se que sejam colhidas cerca de 600 mil toneladas do produto na região da Serra, o que representa mais de 40% da produção brasileira.

O técnico agrícola Zair Molon explica que o início de primavera mais frio foi benéfico para a lavoura. "O frio facilitou a brotação inicial. Houve chuvas, mas dentro da normalidade então conseguimos controlar pragas e doenças. Estamos chegando ao final do plantio com uma sanidade boa de uva e esperamos por dias quentes e noites frias que melhorem a maturação da uva", explica.

Molon acredita ainda que assim os produtores terão uma uva com uma acidez melhor, o que também beneficia a produção de espumantes. A propriedade dele deve colher 130 mil quilos de uva.

Os produtores também estão animados com a venda do produto. O preço mínimo da uva foi reajustado de acordo com a inflação e está em R$ 0,70 por quilo.
“A demanda é boa, muitas vinícolas do estado e até de fora já vieram atrás da uva. Esperamos que continue assim, para que o produtor receba mais, já que o custo de produção ainda é alto”, diz o presidente da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin.

A colheita da fruta segue até março. Em todo o país, a safra deve alcançar 1,4 bilhão de quilos de uva.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário