segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Parcerias institucionais aumentam a força da agropecuária

O evento aconteceu entre os dias 18 e 20 de janeiro de 2017, na sede da Fundação MS



A locomotiva que puxa a economia do Brasil é o agronegócio”, disse Guilherme Asmus, chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, citando, durante o Showtec 2017, o economista brasileiro Mailson da Nóbrega. Ele acrescentou que é um “compromisso grande de todas as instituições envolvidas com tecnologias fomentar o desenvolvimento do Agro de Mato Grosso do Sul e do Brasil. O que seria da agropecuária sem os parceiros?”

Para Asmus, Mato Grosso do Sul possui um ambiente favorável para contribuir com o desenvolvimento sustentável do País, porque “a integração entre as instituições é forte, criando um ambiente propício para o crescimento em diversos do Agro”, afirmou, dizendo também que, atualmente, o grande desafio é como modular os sistemas de produção mais adequados para intensificar a produção de maneira sustentável e atender a demanda da sociedade, transformando o conhecimento para uma linguagem acessível a todos os públicos e de forma prática.

Reuniões institucionais

No estande da Embrapa no Showtec 2017, onde trabalharam como parceiros três Unidades da Embrapa: Agropecuária Oeste, Gado de Corte, Solos, além da Fundação Meridional, Agraer, e da organizadora do evento Fundação MS, houve espaço para reuniões institucionais, como já aconteceu em outros anos. 

Nesse espaço, a Embrapa Agropecuária Oeste reuniu-se com a Biosul para discutir a programação do 3º Ciclo de Seminários Agrícolas para a cultura da cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul. O evento tem a finalidade de atender as demandas de usinas, empresas agrícolas e de defensivos, com o foco no aumento da produtividade da cana-de-açúcar.

O Sebrae também se reuniu com a Unidade da Embrapa de Dourados para tratar sobre o novo projeto do governo de MS para a olericultura, que tem como objetivo ampliar a produção de alimentos no Estado, para atender a demanda interna e, futuramente, tornar-se um exportador para outras unidades da federação. Estão envolvidos no projeto a Sepaf, Agraer, Iagro, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Pantanal, Embrapa Hortaliças, Senar/MS, FAF/MS, Cecaf, Ceasa, Agrofer, entre outras instituições ligadas ao tema.


A Cooperativa Agroindustrial LAR aproveitou o Showtec 2017 para articular ações com a Embrapa Agropecuária Oeste, entre elas acertar os detalhes do Dia de Campo sobre soja abordando os temas: plantabilidade em soja, espaçamentos e densidades de cultivo da soja, no dia 27 de janeiro, em Maracaju, MS. Neste dia, além das visitas a campo, haverá uma palestra sobre arranjos espaciais de plantas e como podem contribuir para a produtividade de grãos, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Rodrigo Arroyo Garcia. No decorrer do Showtec, várias reuniões espontâneas aconteceram no estande da Embrapa para estreitar relacionamentos e articular ações com diferentes públicos ligados ao setor agropecuário.

Sucesso

Pela primeira vez, todas as instituições deram palestra no Showtec no auditório do estande da Embrapa. Além de pesquisadores das três Unidades da Embrapa (Michely Tomazi, Guilherme Asmus, Crébio Ávila da Embrapa Agropecuária Oeste, Fabiana Villas e Ademir Zimmer da Gado de Corte e Henrique Debiase da Soja), ministraram palestras profissionais da Fundação MS, Famasul, MNP Jovem, Grupo Água Tirada e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Também esteve no estande, realizando atendimento institucional, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

Quem foi ao estande da Embrapa também conheceu a campo a nova cultivar de mandioca, a BRSCS-01, desenvolvida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura em parceria com diversas Unidades, inclusive Embrapa Agropecuária Oeste; as cultivares de forrageiras da Embrapa Gado de Corte: capins solteiros (Piatã, Paiaguás, Ipýporã (pré-lançamento), Quênia (pré-lançamento), Tamani, Zuri; consórcios: Milho x Piatã; Milho x Paiaguás, Milho x Guandú, Milho X Zuri, e culturas sobre palhada de Piatã: milho, soja, mandioca, feijão; como controlar infestação de nematoides, pragas e doenças; assim como outros temas.

Showtec 2017 

O evento aconteceu entre os dias 18 e 20 de janeiro de 2017, na sede da Fundação MS, em Maracaju (MS), realizado pela Fundação.

Fonte: Agrolink com informações de assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário