segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Produção de suco de uva traz renda para agricultores catarinenses

Agricultores catarinenses investem na produção de sucos de uva para melhorar a renda na propriedade rural. Na safra 2015/16, foram mais de 2,5 milhões de litros de suco de uva produzidos em Santa Catarina, e é nesse setor que o agricultor Neuto José Nuncio e a esposa, Aneli Maria Nuncio, de Caibi, no Extremo Oeste Catarinense, decidiram investir. Após anos dedicados à produção de leite, milho e fumo, Neuto e Aneli mudaram de ramo e se encantaram pela produção de vinhos e sucos. 

Os agricultores já produziam vinho de forma artesanal no porão de sua casa, mas com o apoio do Programa SC Rural a atividade se profissionalizou e passou a ser fonte de renda para família. Assim surgiu a Cantina Nuncio e desde então a produção saltou de 600 litros em 2013 para 9,6 mil litros em 2015.

A mudança começou em 2014, quando o casal recebeu recursos do SC Rural no valor de R$25.663,00 para investir na melhoria do sistema de produção da uva. Eles ampliaram a área de parreiras em 0,5 hectares, adquiram materiais de construção e equipamentos para estruturar a cantina e se adequar à legislação. Segundo Neuto, o apoio financeiro do SC Rural e a orientação técnica prestada pelos extensionistas da Epagri de Caibi e do Programa Gestão de Negócios e Mercado foram fundamentais para chegar à situação atual da Cantina Nuncio. Hoje o produtor é
sócio da Cooperativa de Agricultores e Produção Agroindustrial Familiar de Caibi (Coapafac).

Segundo o secretário executivo regional do Programa SC Rural em São Miguel do Oeste, Mateus Luiz Seganfredo, após a reestruturação da propriedade e do negócio da família Nuncio, a produção de vinho ampliou consideravelmente. Para a próxima safra, Neuto pretende produzir dois mil litros de sucos de uva e 9,5 mil litros de vinho, diversificando a oferta de produtos fabricados de forma artesanal e com a qualidade típica dos produtos da agricultura familiar.

Ao longo dos últimos seis anos, o SC Rural já apoiou nove famílias de agricultores que quiseram investir na implantação e melhoria de empreendimentos voltados para produção de sucos e vinhos. Em 2015, a produção de uvas em Santa Catarina ultrapassou as 69 mil toneladas e a maior parte da área plantada está concentrada no Alto Vale do Rio do Peixe, com destaque para os municípios de Videira, Pinheiro Preto e Tangará.

Programa SC Rural

O Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017, é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.

O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário