segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Extratos fenólicos e fibras do bagaço de uva como ingredientes bioativos em leite fermentado probiótico

O bagaço de uva resultante da produção de vinho e suco contém teor relevante de polifenóis e fibras alimentares benéficos à saúde humana, que podem ser recuperados por meio de processos de extração e utilizados como ingredientes em alimentos. A ingestão desses compostos pode promover o equilíbrio da microbiota intestinal, estimulando a atividade de microrganismos benéficos e contribuindo para a redução do risco de doenças. No mesmo sentido, a ingestão de microrganismos probióticos, veiculados por alimentos, tem impacto positivo sobre a composição e a atividade da microbiota intestinal. 

O projeto BIOLACT tem como objetivo a obtenção de extratos do bagaço de uva ricos em compostos fenólicos e fibras solúveis e sua aplicação na elaboração de bebidas probióticas à base de leite caprino fermentado e suco de uva, visando a obtenção de alimentos que congreguem diversos benefícios à saúde. Adicionalmente, serão avaliados os efeitos dos extratos e das bebidas sobre a microbiota intestinal e a geração de metabólitos bioativos in vitro, por meio de sistema simulador do ecossistema microbiano humano. As atividades do projeto estão sendo realizadas em parceria com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP e contam com o apoio da FAPESP. 

A pesquisa pretende gerar como principais produtos: (1) o processo de obtenção da bebida funcional; (2) o conjunto de informações sobre o conteúdo de compostos bioativos e o potencial funcional dos ingredientes derivados do bagaço de uva e da bebida desenvolvida. Ações visando a comunicação e transferência das tecnologias geradas também estão previstas no projeto.

Fonte: Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário