quinta-feira, 28 de julho de 2016

Máquina colhedora de açaí é apresentada na Expoacre

Quem passou pelo espaço conhecido como Fazendinha, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, em Rio Branco, Acre na noite desta terça-feira, 26, pôde conhecer a máquina colhedora de açaí.

Criada há três anos pelo agricultor e mecânico Trajano Alves de Brito, o equipamento é uma inovação tecnológica que acelera a extração do fruto, que é de difícil acesso, já que as árvores do açaí são bastante altas.

A eficiência do maquinário está sendo testada nos plantios de açaí do Acre por engenheiros agrônomos do Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre (Ufac) em parceria com a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

De acordo com o gestor da Seaprof, Lourival Marques, o equipamento é capaz de dobrar a capacidade de colheita, além de garantir mais segurança e sustentabilidade.

“Com essa máquina não é necessário escalar os pés de açaí, o que é perigoso, além de evitar a entrada de máquinas agrícolas pesadas, que utilizam gruas, para alcançar as árvores mais altas e que acabam destruindo parte da floresta”, explica Lourival.

O empresário Alcindo do Nascimento extrai o açaí da natureza e realiza o beneficiamento do fruto. Ele acompanhou a apresentação da máquina e aprovou a iniciativa.

“Temos uma limitação na colheita do açaí por não ter muitos profissionais capacitados para realizá-la. Com esse equipamento podemos dobrar a produção facilmente” enfatizou Alcindo.

A máquina colhedora pode ser adquirida pela internet e custa em torno, com o valor do frete para o Acre, R$ 1,3 mil.

Fonte: Agencia AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário