quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Rio Claro sedia evento brasileiro de fruticultura



Foto: Divulgação  Canal Rio Claro
A Estância das Frutas, no distrito de Ajapi, recebeu no último sábado (28), o 13º Encontro Brasileiro de Frutas Raras, onde participam pesquisadores, produtores, colecionadores de frutas raras e demais interessados na área, com trocas de mudas, degustação e outras atividades.

Rio Claro foi representado pelo gestor ambiental Willy Werner Grassmann Bóbbo, do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae). Durante o evento, foram distribuídas aos participantes mais de 60 mudas de Açaí (Euterpe oleracea) produzidas no viveiro de mudas da autarquia. “Nos sensibilizamos com o entusiasmo, dinamismo e competência profissional do Sartori, quando nos ensina a aplicabilidade das frutas em nosso dia a dia, como fonte de nutrientes e no combate a doenças através de seu consumo controlado”, comenta Willy.

Durante o evento foram entregues os certificados de participação dos palestrantes do CONFRUTI – Congresso Nacional de Fruticultura, realizado no dia 7 de novembro pela primeira vez no Brasil em formato online e gratuito, voltado para empresários agrícolas, técnicos, extensionistas, professores, pesquisadores e estudantes, onde foram apresentados temas da produção à comercialização, tais como: escolher o ambiente ou áreas para produção; adequação dos diversos tipos de solos; seleção das variedades e das mudas; manejos inteligentes; irrigações; proteções com defensivos orgânicos e químicos; colheita e processamento para o consumo, cosmetologia e bebidas; como preparar embalagens industriais e artesanais para comercialização em boutiques, conveniências, supermercados.

A Associação Brasileira de Frutas Raras (ABFR) é uma entidade sem fins lucrativos, interesse político ou religioso, tendo como objetivo: o congraçamento de interessados em fruticultura, visando a troca e divulgação de informações sobre espécies frutíferas pouco conhecidas entre os associados e o público em geral, dos setores público e privado, através de reuniões, palestras, dias de campo, internet e outros meios em conjunto com demais entidades da fruticultura, contando hoje com mais de 200 associados em todo o Brasil.

O presidente da ABFR é o médico rio-clarense Sérgio Fernando Sartori que também é proprietário da Estância das Frutas, onde possui mais de 2.400 árvores frutíferas nos seus 20 hectares. Alguns destaques são a banana, a laranja e a manga, que somam mais de 400 variedades diferentes. Outras curiosidades são o abacate preto e a goiaba roxa, além de variedades oriundas dos cinco continentes, como o Canistel (Pouteira campechiana), o Mangostão (Garcinia cochinchinensis) e o Mamei (Pouteira sapota).

Nenhum comentário:

Postar um comentário