sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Gestfrut: nova opção para o gerenciamento econômico da produção de frutas

Durante a 38ª Expointer, a Embrapa irá lançar o GestFrut, uma ferramenta para avaliações econômico-financeiras da produção de 11 frutas de clima temperado - ameixa, amora preta, caqui, framboesa, kiwi, maçã, mirtilo, morango, pera, pêssego e uva -, que estará disponível gratuitamente, on line, no endereço www.embrapa.br/uva-e-vinho/Gestfrut. A solenidade de lançamento das tecnologias de oito unidades de pesquisa da Embrapa acontecerá na quinta-feira, dia 3 de setembro, às 15h, na Casa da Embrapa, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

O GestFrut foi desenvolvido, integrando conhecimentos de pesquisadores e produtores, com o objetivo de auxiliar na gestão da fruticultura de clima temperado, com foco em análises econômicas e financeiras, contemplando aspectos de curto e longo prazo.

Segundo Joelsio Lazzarotto, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho responsável pelo projeto de desenvolvimento da nova ferramenta, a fruticultura de clima temperado é uma das atividades econômicas e sociais mais importantes na região sul do Brasil. "A fruticultura é uma atividade que, em geral, possui alto valor agregado, estando presente em grande parte das propriedades rurais familiares, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Essas propriedades são responsáveis por cerca de 60% da produção nacional dessas frutas", pontuou.

Apesar da grande relevância, o pesquisador destaca que a grande maioria dos produtores rurais brasileiros não faz uma adequada gestão de investimentos, custos e receitas. "Em geral, os produtores estão muito preocupados em utilizar as novas tecnologias de produção, como, por exemplo, novos tratamentos fitossanitários. Mas não se preocupam com tecnologias de gestão, como o controle de custos. Essas são muito pouco utilizadas na propriedade", avalia Lazzarotto.

Diante deste contexto foi desenvolvido o Gestfrut, que possibilita realizar estimativas e análises econômicas e financeiras de diferentes sistemas de produção de frutas, incluindo as fases de produção no campo e de pós-colheita (se houver). Além disso, foi elaborado um caderno de escrituração para cada fruta, contando com três objetivos principais: constituir-se em uma ferramenta que, ao longo do ano, permita registrar e armazenar informações essenciais de distintos sistemas de produção, que podem estar associados com o emprego de tecnologias convencionais ou orgânicas; reunir as informações necessárias para utilizar a ferramenta; e auxiliar na tomada de decisões, no planejamento e na avaliação das diferentes atividades executadas, verificando se estas permitiram, ou não, atingir os resultados esperados e, desse modo, realizar, quando necessário, possíveis ajustes nos sistemas de produção.

O Gestfrut foi desenvolvido no ambiente do software Microsoft Excel, com recursos de programação do Visual Basic, e possibilita realizar estimativas e análises de eficiência econômica (receitas, custos, lucro, lucratividade etc.), de viabilidade financeira (tempo de recuperação do capital, taxa interna de retorno, retorno adicional sobre o investimento etc.). Também pode avaliar o impacto nos resultados econômicos e financeiros do sistema de produção (ex.: verificar o que acontece com o lucro quando se aumenta o preço de um determinado insumo); identificar as variáveis que mais impactam nos resultados econômicos e financeiros da produção da fruta avaliada; e realizar simulações para estimar e analisar riscos econômicos e financeiros do sistema de produção.

Como foi desenvolvido: o Gestfrut foi resultado do Projeto Aprimoramento gerencial de fruticultores familiares gaúchos e catarinenses: uma abordagem participativa focada em questões econômico-financeiras, que contou com recursos da Embrapa direcionados à agricultura familiar. O seu desenvolvimento contemplou as etapas de seleção dos municípios gaúchos e catarinenses onde efetivamente ocorreram as ações do projeto; realização de painéis de discussão para caracterizar as unidades de produção familiar microrregionais e definir os sistemas modais de produção de frutas de clima temperado; desenvolvimento e validação de ferramentas gerenciais; e organização de grupos de produtores e técnicos extensionistas para realizar ações de capacitação gerencial.
A coordenação técnica no desenvolvimento do Gestfrut é da Embrapa Uva e Vinho. Apoiaram a ação a Emater/RS-Ascar e a Epagri, além de entidades de classe e as prefeituras municipais envolvidas no projeto.

Onde encontrar:
O GestFrut é totalmente gratuito. Para fazer o download das ferramentas gerenciais citadas, clique no logo específico da fruta de interesse, no endereço:
Informações adicionais sobre a tecnologia podem ser obtidas em www.embrapa.br/uva-e-vinho ou na Casa da Embrapa, na Expointer.

Fonte: Embrapa Uva e Vinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário