segunda-feira, 1 de junho de 2015

Avocado, tipo de abacate produzido em SP, faz sucesso no exterior

90% da produção segue para fora do Brasil, principalmente para a Europa.
Só neste ano, cerca de seis mil toneladas de avocado deverão ser colhidas.


Foto: G1
Um abacate pequeno chamado avocado, que é produzido em São Paulo, faz muito sucesso no exterior. Com o impulso das exportações, o fruto gera renda e empregos.

Uma fazenda em Bauru (SP) é pioneira no Centro-Oeste do estado paulista no cultivo do avocado. O nome da fruta significa "abacate" em espanhol, mas no Brasil é usado apenas para uma variedade pequena, desenvolvida nos Estados Unidos.

O trabalho na lavoura começa cedo e só termina no final da tarde. A colheita é toda manual e, por isso, são necessários 200 trabalhadores para retirar os frutos dos pés.

Seu Hélio colhe avocado pela primeira vez. No treinamento, aprendeu que é preciso muito cuidado para não machucar o fruto.

"Na hora que você for despejar dentro da caixa, não é chegar e jogar. Você coloca ela com jeito e puxa devagar", explica o coletor Hélio Donizete Miguel.

A fazenda é a maior produtora do estado de São Paulo. Neste ano, 6 mil toneladas de avocado deverão ser colhidas, isso representa 50% a mais no volume em relação à safra passada. A explicação para esse aumento está na expansão da área de cultivo.

O pomar ocupa uma área de 500 hectares, 100 a mais do que na safra passada. Assim que é colhido, o ideal é levar o fruto para o processamento e empacotamento. Tudo é feito em um galpão onde trabalham 160 pessoas. As máquinas separam o avocado por tamanho e peso. Depois, o produto é lavado, seco e polido com uma cera especial que dá brilho.

"Tem que sair excelente para o consumidor", ressalta Flávio Júnior dos Santos, chefe de embalagem.

90% da produção tem como destino o exterior. Os maiores compradores são os europeus. De Bauru (SP), o avocado brasileiro segue para um ponto de distribuição na Holanda.

Os produtores estão negociando o quilo do avocado entre R$ 2 e R$ 3 tanto no mercado interno quanto no externo.


Fonte: G1 - Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário