quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Jatobá-do-cerrado (Hymenaea stilbocarpa)

Sua fruta, muito apreciada in natura, também serve para fazer mingau (devido à sua polpa farinácea).
Foto: Arquivo TG - G1

Árvore típica do Cerrado, como o próprio nome diz, esta espécie também é conhecida por jutaí, jatobá-capo, jatobá-de-casca-fina, jitaí e jutaicica.

Em função da dureza e resistência de sua madeira, ela é muito apreciada na construção civil e naval. Tanto que, no passado, houve até um decreto imperial, em 1799, determinando que sua exploração só poderia ser com uma finalidade: a construção de embarcações.

Hoje, pode-se dizer, pelas características de sua copa e beleza de suas flores, o jatobá tem aplicação ornamental em jardins residenciais e urbanos, sem falar da arborização de vias públicas.

Sua fruta, muito apreciada in natura, também serve para fazer mingau (devido à sua polpa farinácea). Várias espécies da fauna fazem uso da fruta do jatobá. A floração ocorre entre os meses de dezembro e fevereiro e os frutos amadurecem em agosto e setembro. Embora o desenvolvimento das mudas seja rápido, no campo ela é considerada uma espécie lenta para crescer.

Nome Científico: Hymenaea stilbocarpa
Família: Leguminosae-Caesalpinoideae
Características Morfológicas: Árvore de pequeno porte (não passa de nove metros de altura), com tronco entre 30 e 50 centímetros de diâmetro. Suas folhas são compostas de dois folíolos glabros e suas flores, que misturam tons beges e amarelos-claros, normalmente se destacam na paisagem. Os frutos são comestíveis e muito apreciados pelas populações rurais.
Origem: Brasil.
Ocorrência Natural: Piauí, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Fonte: G1 - EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário