segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Fruta amazônica que tem safra a cada quatro anos pode ser extinta devido forma de colheita

Caramuri, fruto que ganhou fama durante a Copa do Mundo, pode desaparecer. Maneira de extração derrubando árvores deixa espécie sob risco de extinção. Fruto é colhido a cada quadriênio


Foto: divulgação A Critica
O Caramuri, fruta amazônica rara que só dá de quatro em quatro anos, e que por isso concorreu a um dos símbolos da Copa do Mundo de 2014, continua fazendo sucesso até quando gerada fora de tempo. A safra, esperada no ano do Mundial atrasou, mas veio com força neste início de 2015.

O empresário Beto Mafra, maior propagador do fruto ao batizar uma bola de futebol com o nome do mesmo, estendeu a marca a outros materiais esportivos.

Entretanto, sua grande preocupação é com a extinção da espécie, visto que sua colheita é feita com a derrubada da árvore, principalmente em Maués (a 267 quilômetros de Manaus), onde a produção é grande. 

“É uma cultura do povo da região, até porque a árvore é muito alta (25 metros) e o fruto fica na copa. Mas, essa espécie nativa precisa ser estudada para que no futuro, a polpa, que é muito gostosa, possa ser comercializada como é a do cupuaçu, por exemplo”, defende Mafra.

Em Manaus não é comum, mas, nos períodos de safra, o caramuri é encontrado em grande escala em todas as feiras públicas de Maués.

Frutos da espécie, desconhecida até por profissionais do ramo, foram entregues em 2012 a pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, com sede em Manaus, mas até o momento nenhum estudo específico foi desenvolvido.

“O ciclo de produção é muito longo mas quem sabe, estudos científicos não levem à redução desse período de safras. É preciso que façam alguma coisa para manter essa preciosidade”, apela Mafra.

Fonte: A Critica

Nenhum comentário:

Postar um comentário