quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Mulheres da zona rural da Paraíba vendem até 100 kg de doce por mês


Grande parte da produção é vendida para João Pessoa.Alternativa surgiu para ajudar nas despesas de casa.


Em busca de soluções para conseguir um aumento na renda mensal, famílias da cidade de Bananeiras, no Brejo da Paraíba, se utilizaram das frutas, matéria-prima encontrada em abundância na região, para a produção de doces. Em alguns casos o comércio consegue vender até 100 kg por mês.
Joelma Ramalho mora na parte alta da zona rural de Bananeiras e há cinco anos começou a produção de doces, toda feita em forno a lenha “tornando o processo rústico e agregando o valor caseiro”. O doce de banana, embalado diferencialmente em palha de bananeiras, é vendido em grande parte para a capital do estado, João Pessoa.
"A encomenda de 50 kg para João Pessoa é garantida a cada 15 dias. A maioria é para casamentos, festas juninas ou lembranças”, contou a doceira.
No assentamento Nossa Senha das Graças, onde 63 famílias se mantêm da agricultura, Josefa da Silva tinha o sonho de ajudar o marido com as despesas da casa e há oito anos começou a produzir doces. “Os de banana e de mamão são os mais pedidos, mas também produzimos de jaca e caju e se a safra não for boa, precisamos comprar em outra cidade”, disse a doceira.
Nas feiras de Bananeiras e Solânea Josefa consegue vender 12 kg semanalmente. Ela já participou de programas públicos de alimentos e produzia doces para a merenda escolar da cidade. “Gostaria de uma cozinha maior, podendo empregar outras pessoas. Seria bom ter uma ajuda. Meu marido e meu filho me ajudam também, porque eu não conseguiria sozinha”, explica.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário