segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Uva orgânica produz vinhos com gosto melhor, afirma pesquisa


Estudo desenvolvido pela Universidade da Califórnia (UCLA) constatou que as uvas orgânicas produzem vinhos com gosto melhor. Comparando pontuações e comentários de mais de 74 mil garrafas de vinhos da Califórnia nas três principais revistas da área, em uma escala padronizada de 100 pontos, os vinhos ‘eco-certificados’ receberam uma média de 4,1 pontos acima dos vinhos regulares.

De acordo com a pesquisadora e economista da UCLA, Magali Delmas, a agricultura orgânica e biodinâmica tem “pequenos, mas significativos efeitos positivos sobre a qualidade do vinho”. No entanto, embora o estudo tenha sido feito apenas com vinhos da Califórnia, a equipe de pesquisa acredita que os resultados possam ser aplicados de forma ampla, já que o estado produz 90% do vinho dos Estados Unidos. Estudos preliminares também apontam que as bebidas francesas também têm dados similares.

A pesquisa analisou vinhos feitos com uvas provenientes de uvas orgânicas e fazendas biodinâmicas, mas não incluíam um terceiro tipo de vinho ‘eco-certificado’: vinhos orgânicos. Esse tipo de bebida não se refere apenas ao modo como as uvas foram cultivadas, mas também como o vinho foi produzido. Mais notadamente, vinhos orgânicos não contém adição de sulfito, um importante conservante.

Delmas acredita que a pesquisa possa incentivar produtores e vinícolas a investir em práticas ambientais e mostrar suas certificações. Apenas 1% dos vinhos estudados era ‘eco-certificado’ e dois terços das vinícolas certificadas da Califórnia não apresentaram os selos em suas garrafas. A pesquisadora acredita que o vinho orgânico, livre de conservantes e que já foi conhecido por azedar rapidamente e ser de qualidade inferior, pode ser uma das razões para o receio das vinícolas.

Ela também afirma que a motivação para os produtores de vinho utilizaram práticas ambientais é melhorar a qualidade do vinho. Além disso, especialmente no caso de agricultores familiares, a motivação principal é fornecer um ambiente mais limpo para as futuras gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário