terça-feira, 9 de agosto de 2016

IGP-DI cai 0,39% em julho, com forte queda nos preços de produtos agropecuários

O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu 0,39 por cento em julho, sobre elevação de 1,63 por cento no mês anterior, movimento influenciado pela forte queda nos preços de produtos agropecuários, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta segunda-feira. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) caiu 0,81 por cento em julho, após avançar 2,10 por cento em junho. O índice responde por 60 por cento do IGP-DI.

No IPA, os preços dos produtos agropecuários recuaram 2,01 por cento, ante 5,58 por cento de alta em junho, com o principal responsável o subgrupo alimentos in natura, cuja taxa passou de 16,07 por cento para -3,09 por cento. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI) teve alta de 0,37 por cento no mês passado, depois de ter avançado 0,26 por cento em junho. O IPC-DI mede a evolução dos preços às famílias com renda entre um e 33 salários mínimos mensais e corresponde a 30 por cento do IGP-DI.

No IPC, a alta em Alimentação foi de 0,39 por cento no mês passado, após avanço de 0,07 por cento em junho. Já o grupo Transportes mostrou alta de 0,25 por cento, após queda de 0,22 por cento em junho. A FGV informou ainda que a alta de preços do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) desacelerou a 0,49 por cento no mês passado, frente a 1,93 por cento em junho. O índice representa 10 por cento do IGP-DI.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário