terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Parcerias com a Embrapa buscam aprimorar práticas agrícolas


Contatos antecipam instalação da sede da empresa em Alagoas e são voltados para a produção de mudas in vitro, frutas, mandioca e criação de suínos e aves



Na expectativa pela instalação de sua própria unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Alagoas busca firmar parcerias com unidades da empresa em outros estados para aprimorar as técnicas de produção em diversos segmentos da agricultura.

Os contatos têm sido firmados pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, no sentido de estabelecer o diálogo com representantes dessas unidades para garantir apoio, principalmente, no que se refere à fruticultura, mandiocultura e avicultura.

Neste mês de fevereiro, durante a feira Show Rural, um dos maiores eventos agropecuários do Brasil, realizado na cidade de Cascavel-PR, Vasconcelos debateu a possibilidade de criação de um centro de produção de uvas nas áreas irrigadas pelo Canal do Sertão. O contato foi feito junto a técnicos da Embrapa Uva e Vinho, instalada em Santa Catarina.

A intenção é promover experimentos no Semiárido alagoano para identificar as variedades mais indicadas para a produção do Estado, a partir do Programa de Melhoramento Genético desenvolvido pela Embrapa Uva e Vinho. “Temos uma área enorme nas margens do Canal do Sertão onde podemos incentivar a produção de uvas por assentados da reforma agrária e do crédito fundiário. Essa iniciativa também é compatível com o tema que a sede da Embrapa em Alagoas deverá ter, Alimentos Funcionais, Aromas e Sabores”, explicou Vasconcelos. 

Durante o evento, o secretário Álvaro Vasconcelos esteve reunido com o analista de Gestão de Transferência de Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Hermínio Souza, para conhecer o projeto de melhoramento genético da mandioca desenvolvido na Bahia.

“A rede de multiplicação e transferência de manivas-sementes com qualidade genética e fitossanitária é de grande interesse para Alagoas, já que somos um grande produtor de mandioca, principalmente na região Agreste. O projeto da Embrapa na Bahia traz muitas inovações e garante a sustentabilidade e competitividade do produto, que gera renda para inúmeras famílias alagoanas”, disse o secretário.

Outro projeto que despertou o interesse do Governo de Alagoas foi o abatedouro móvel elaborado pela Embrapa Suínos e Aves, com sede em Concórdia-SC. Montado na carroceria de um caminhão, o modelo apresentado é voltado para o abate em pequena escala de suínos, atendendo a todos os critérios de controle sanitário, sociais, ambientais e trabalhistas.

“Alagoas tem uma carência muito grande de abatedouros e matadouros para suínos. Com o abatedouro móvel, poderíamos beneficiar vários municípios, atendendo a todas as exigências legais. Vamos conhecer melhor o projeto e analisar a possibilidade de trazer uma unidade para nosso Estado”, afirmou Vasconcelos.

Produção de mudas in vitro

A produção de mudas in vitro a partir de biorreatores, projeto desenvolvido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, também foi destacado pelo secretário Álvaro Vasconcelos, que ressalta ao aumento da produtividade e a redução de custos como fatores mais importantes do método.

Os biorreatores são equipamentos utilizados na multiplicação das mudas de plantas com segurança, economia e higiene, produzindo mudas em larga escala, de forma automatizada, com monitoramento e controle das condições de cultivo.

“Os biorreatores apresentam grande versatilidade para diversos tipos de plantas, inclusive as que apresentam tolerância à seca. Além disso, reduzem a necessidade de mão de obra na produção de mudas e os custos com água e energia, com diminuição do período de cultivo e aumento da eficiência. Alagoas tem interesse em dispor desses biorreatores para melhoramento genético da cana de açúcar e já estamos conversando com a Embrapa de Brasília para discutir essa possibilidade”, disse Vasconcelos.

Capacitação

O secretário Álvaro Vasconcelos debateu ainda, em Cascavel, os detalhes para o intercâmbio entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Paraná e de Alagoas, trazendo técnicos paranaenses com experiência na elaboração de projetos para capacitação de técnicos e produtores rurais alagoanos.

“Queremos promover a qualificação dos técnicos e produtores, inclusive criando novos modelos de capacitação. Nosso foco deve ser o Parque de Exposições do município de Batalha, onde já promovemos vários cursos e que queremos transformar em um centro de capacitação na região da Bacia Leiteira”, afirmou o secretário. 

Fonte: Tribuna Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário