segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Reunião técnica discute com latinoamericanos dificuldades na produção da cultura do pêssego

Foto: Paulo Lanzetta
Uma reunião técnica para discutir os principais problemas na cultura do pessegueiro, com representantes latinoamericanos, para apontar direções para pesquisas futuras é o foco de trabalho no VI Encuentro Latinoamericano Prunus sin Fronteras, que acontece em Pelotas,RS, desta terça-feira (dia 17), até quinta-feira (dia 19). Embora seja um evento de caráter técnico-científico, produtores de pêssego e representantes da indústria estarão acompanhando a programação, que se realiza nas dependência da Embrapa Clima Temperado, na BR 392, Km 78. Durante os dias de encontro haverão visitas a propriedades produtoras de pêssego no interior do município e apresentação de trabalho científicos, de forma oral e em posteres.

Segundo o presidente do Prunus sin Fronteras, o pesquisador Rodrigo Frazon, a intenção é apresentar a situação atual de produção de cada país participante e debater os aspectos de entrave no sistema de produção da cultura, seja na manifestação de doenças, na falta de cultivares ou ainda na condução da comercialização dos frutos. "A expectativa nessa edição está na possibilidade de contarmos com palestrantes no evento. Temos três palestras com convidados, o que vai proporcionar um momento de reflexão e enriquecer ainda mais o Encontro, já que seu objetivo é promover a discussão e reflexão dos pontos fortes e fracos na cultura do pessegueiro", falou Rodrigo.

Estão confirmadas as palestras Produção de pêssegos na Califórnia e o Programa de melhoramento genético na UCDavis,com o professor da Universidade da Califórinia, Davis, Thomas Gradziel; A Produção de pêssegos sob condicções subtropicais brasileiras, com Lourenço Nyssen, Holambra, de Paranapanema, SP e A cultura do pessegueiro na Europa: tendências de mercado e manejo com o consultor autonômo em fruticultura da Espanha, Juan Negueroles. 

Até o momento irão participar da rodada de apresentações sobre a cultura e a pesquisa representantes oriundos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia e Uruguai. Do Brasil, estão previstos a presença também de pesquisadores e técnicos vindos de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os estados brasileiros com a presença da cultura.

Os trabalhos técnicos a serem apresentados vão abordar estudos de avanço do conhecimento nas áreas de melhoramento genético, fisiologia, fitotecnia, fitossanidade e mercado e comercialização. "Temos inscritos cerca de 42 trabalhos técnico-científicos, sendo que destes, 17 serão apresentados na forma oral, os demais, serão apresentados em posteres, e eles representam as mais diversas instituições de pesquisa, de ensino e de extensão rural do Brasil", chamou a atenção Rodrigo.

As visitas às propriedades rurais acontecem no dia 17/11 e 19/11, respectivamente no pomar de pêssegos de Dari Bosembecker (produção para indústria) e no pomar de Joâo Bender (produção in natura). As visitações acontecem das 13h30 às 17h30.

A programação completa do evento pode ser acessada em http://www.cpact.embrapa.br/eventos/2015/novembro/prunus-sin-fronteras/arquivos/programa.pdf

O Sindocopel, a Associação de Produtores de Pêssego de Pelotas e a Prefeitura Municipal de Pelotas são apoiadores deste evento.

Fonte: Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário