sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Coletânea sobre cultivo da melancia é lançada durante evento em Manaus


A 61ª Reunião Anual da Sociedade Interamericana de Horticultura Tropical (SIHT), realizada no período de 23 a 26 de novembro em Manaus, AM, foi o espaço escolhido para o lançamento do livro "Cultura de Melancia", título que norteia os 13 capítulos que tratam da cultura a partir das diversas áreas de pesquisa trabalhadas pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF).

Editora técnica do livro, a pesquisadora Mirtes Lima, da área de Virologia, informa que a escolha do tema teve como base, por exemplo, as suas atividades relacionadas às pesquisas sobre os vírus que infectam as cucurbitáceas e o pouco enfoque existente sobre a atuação desses agentes patogênicos sobre a melancia.

"A oportunidade de organizar a coletânea "Cultura da Melancia" surgiu em decorrência dos meus trabalhos de pesquisa com vírus que infectam cucurbitáceas, que incluem a melancia, da carência de literatura com a abordagem dos diversos aspectos da cultura e também em atenção ao convite da chefia da área de Transferência de Tecnologia para tratar do assunto", registra Mirtes.

Ainda dentro desse contexto, ela também aponta alguns aspectos que considera relevantes para dimensionar o valor da cultura, como o fato de "estar o Brasil entre os cinco maiores produtores mundiais e a crescente expansão do consumo da melancia no País, situações que pontuam a sua importância para a economia brasileira".

Na mesma linha de raciocínio, o pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia Warley Nascimento, que apresentou o novo título no evento da SIHT, após palestra que versou sobre a atuação da Embrapa na horticultura tropical, avalia que "a posição do Brasil entre os cinco maiores produtores mundiais de melancia e a expressividade de seu cultivo nas cinco regiões brasileiras constituem fortes razões para a edição de um livro sobre a cultura". "A ideia é contribuir com informações técnicas para a cadeia produtiva da melancia, tendo em vista o importante papel que ela desempenha no segmento do agronegócio envolvendo a produção de hortaliças", sublinha.

Os 13 capítulos da publicação tratam de socioeconomia, fitotecnia (estabelecimento da cultura e produção de sementes), cultivares, irrigação, solo e adubação, clima, problemas fitossanitários (pragas, doenças, plantas daninhas) e pós-colheita. "Considerando a importância da cultura para a agricultura brasileira, contamos nessa coletânea com a expertise de pesquisadores da Embrapa Hortaliças e de universidades para disponibilizar informações técnicas sobre a melancia", assinala a pesquisadora.

CIRCULAR TÉCNICA

A cultura da melancia está sujeita ao ataque de mais de 30 doenças, que podem ter como causas agentes como bactérias, fungos, nematoides e vírus. Além desses, a melancia também está sujeita a doenças de origem fisiológica provocadas por condições desfavoráveis ao desenvolvimento das plantas, como deficiência ou excesso de nutrientes, temperaturas muito altas ou baixas, luminosidade inadequada, falta ou excesso de água, entre outros.

SERVIÇO - O livro "Cultura da Melancia" pode ser adquirido na Embrapa Informação Tecnológica (SCT) -www.embrapa.br/livraria ou pelo e-mail livraria@embrapa.br, ao preço de R$40,00. Informações pelo telefone (61)3448-4236.

Fonte: Embrapa / Agrolink

Nenhum comentário:

Postar um comentário