quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Exportação de frutas frescas aumenta 38% no Pecém


O Porto do Pecém, Ceará,  movimentou 82.176 toneladas (t) de frutas frescas nos nove primeiros meses deste ano, aumento de 38% em relação ao mesmo período de 2014, colocando-o entre os maiores exportadores do País na categoria. As frutas que lideram as movimentações deste ano são melão (39,6 mil t), manga (21,2 mil t) e melancia (11,5 mil t). Esse volume de exportações através do Porto do Pecém é resultado da localização privilegiada, que diminui o tempo de viagem para países importadores, quando comparado a outros portos do Brasil.

Além disso, o terminal oferece a infraestrutura adequada para que este tipo de mercadoria seja comercializado, pois precisa de um transporte especial, através de contêineres refrigerados. O porto tem, no seu pátio de armazenamento, mais de 800 tomadas reefers, específicas para fornecer energia a esse tipo de contêiner. Assim a carga permanece na temperatura adequada, garantindo a qualidade do produto.

O porto conta ainda com duas câmaras frigoríficas. “Elas mantêm a integridade da fruta caso haja a necessidade de inspeção por ordem da Receita Federal ou Ministério da Agricultura, trazendo mais segurança aos produtores”, destaca a diretora comercial da Cearáportos, Rebeca Oliveira. O Porto do Pecém exporta frutas produzidas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. Os principais destinos são Holanda (36%), Estados Unidos (24%), Grã-Bretanha (25%) e Espanha (6%).

Fonte: O Estado - Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário