segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Chuvas: setor vitivinícola prevê queda de 30% na produção de uva no RS

Foto: Divulgação Agrolink
O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) estima queda superior a 30% na safra de uva em 2015 no Rio Grande do Sul, em função dos vendavais registrados nos últimos dias no estado gaúcho. Na região da Serra, principal área produtora da fruta, diversas cidades decretaram situação de emergência em decorrência de danos causados pelas enchentes e chuvas de granizo. Em 2015, a safra gaúcha de uva foi estimada em 702 milhões de quilos.

No entanto, devido às adversidades climáticas, a produção colhida entre janeiro e março de 2016, deve ser de aproximadamente 491 milhões de quilos, adverte o diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani. “Como as geadas, granizo e as fortes chuvas impedem a floração das videiras, diminuindo volume de cachos, algumas lideranças sindicais já estimam perdas de 30% a 40%”, lamenta.

Paviani espera, porém que a qualidade desta safra seja superior a do ciclo passado para compensar os prejuízos nos parreirais gaúchos. Em 2014, foram colhidos 606 milhões de quilos de uva no Rio Grande do Sul.

No entanto, o diretor executivo garantiu que os danos contabilizados pelo setor vitivinícola não vão impactar nos preços de produtos como vinhos e sucos, pois as vinícolas gaúchas ainda contam com elevados estoques.

Entre as variedades de uva cultivadas no Rio Grande do Sul estão: Isabel, Bordô e Niágara para fabricação de sucos e vinhos de mesa. Já a produção de Chardonnay, Merlot, Moscato e Cabernet são direcionadas para vinhos finos e espumantes.

Fonte: Agrolink
Autor: Lucas Rivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário