quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Banana é a fruta mais consumida pelos brasileiros

A banana é a fruta mais consumida no Brasil e a segunda no mundo, atrás apenas da laranja. Ela ocupa a primeira posição no ranking mundial de produção de frutas, com mais de 106 milhões de toneladas. E o Brasil responde por 7 milhões de toneladas, com participação de 6,9% desse total, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O cultivo de banana tem se expandido nos últimos anos, e hoje, mais de 125 países se dedicam a essa cultura. No Brasil, as condições climáticas permitem que a fruta seja cultivada em todos os estados, durante todo o ano, atendendo a demanda do consumo interno. “Por ter um grande mercado interno, o país exporta pouco de sua produção. Aproximadamente 95% do total da produção da fruta in natura é consumido pelos brasileiros”, afirma o assessor técnico da Comissão de Fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Eduardo Brandão Costa.

Segundo Eduardo Brandão, a banana tem uma característica que faz com que ela seja uma das frutas mais consumida no mundo. “A banana já vem embalada pela natureza, ela é prática, gostosa, fácil de ser consumida e, ainda, é considerada a solução perfeita para saciar a fome fora de hora”, explica.

Conforme a Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), a maior parte da produção para o mercado interno é formada por bananas verdes para cozinhar ou banana-pão, pois as variedades utilizadas como fruta são danificadas durante o transporte. Uma vez retirada de seu cacho, ela amadurece rapidamente e amassa com facilidade por ter uma casca frágil.

De acordo com números do Ibge/2015, os maiores estados brasileiros produtores da fruta são: Bahia com 88.147 hectares de área plantada, em seguida o Pará com 55.152 hectares, em terceiro São Paulo com 54.834 e em quarto Minas Gerais com 46.812. A Abanorte informa que Minas Gerais tem investido na bananicultura e o Norte de Minas tem se destacado como maior produtor do estado, com 17.612 hectares de área, produção de 412 mil toneladas e participação de 50,6% no mercado estadual.

A bananicultura no Brasil é uma alternativa de fonte de arrecadação e geração de emprego e renda. A atividade gera 500 mil empregos diretos, sendo 97% pela agricultura familiar. “Os produtores rurais têm percebido o aumento do cultivo da fruta e os benefícios que ela trás. Com o uso de tecnologias e novas técnicas de cultivo, o produtor só tem a ganhar com a produtividade”, explica Eduardo Brandão.

Os tipos de banana mais cultivadas no Brasil são as de mesa, como a prata, nanica, maçã e ouro. Cada bananeira produz de uma só vez, de 5 a 15 pencas e cada fruta madura pesa, em média, 125 gramas com uma composição de 75% de água e 25% de matéria seca. Segundo o assessor técnico, a banana é uma fruta rica em fibras, potássio e vitaminas C e A e a mais consumida no Brasil, a nanica, é muito utilizada na culinária brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário