terça-feira, 25 de agosto de 2015

Desaceleração da economia chinesa faz Bovespa cair quase 6%

Bolsa brasileira acompanha o temor dos mercados internacionais.
Índice Dow Jones da bolsa de Nova York chegou a cair mais de 6%.


Bolsa de Valores de São Paulo, a Bovespa, despencou na manhã desta segunda-feira (24) e abriu com queda de quase 6%. Tudo por causa do medo da desaceleração da economia chinesa. A bolsa brasileira acompanha o temor dos mercados internacionais como Europa e Estados Unidos.

A China vem desacelerando o crescimento econômico nos últimos anos, mas nos últimos meses, o medo chegou à bolsa, de lá, que tem caído bastante. Os investidores esperavam para este fim se semana medidas que revertessem este desânimo. Elas não vieram e a bolsa de Xangai teve a pior queda desde 2007, e quase zerou tudo o que ganhou este ano.

Quando a bolsa brasileira abriu, horas depois do fechamento da China, os ânimos estavam exaltados e os investidores ansiosos.

A queda do Ibovespa, que é o principal índice da bolsa foi de quase 6%. Ela chegou ao pior nível desde 2009. No início da tarde desta segunda-feira (24) a baixa era menor, mas quase todas as 66 empresas do índice, que são as mais importantes da bolsa, caíam.

Quando existe um medo generalizado, os investidores tendem a correr do que consideram mais arriscado, como a bolsa de valores, e vão para onde se sentem mais seguros, e muitas vezes esse refúgio é a moeda americana, o dólar.

DOWN JONES
O Dow Jones, que é o índice que acompanha as negociações das 30 principais ações nas bolsas americanas, teve a pior baixa do ano. O dia no principal mercado financeiro do mundo começou com um tombo gigante. O índice Dow Jones da Bolsa de York chegou a cair mais de 6%.

Com a China crescendo menos, as empresas que vendem para a China devem ganhar menos. Muitos investidores vendem as ações para não perder dinheiro.

Com o apetite menor da China, o preço do barril do petróleo em Nova York caiu para US$ 39, o menor valor desde 2009. Por enquanto, os analistas dizem que essa é uma correção, não o início de uma nova depressão. Até porque a economia americana, que é a maior do mundo, vai bem.

EUROPA
As perdas no mercado de ações da China geraram queda também nas bolsas europeias. O mercado europeu operou no vermelho do início ao fim do pregão, com queda média de 4%.

No meio do dia, a bolsa de Paris chegou a recuar quase 7%. Frankfurt caiu mais de 5%. Um pouco mais do que Londres. A bolsa de Atenas, já debilitada com a crise da dívida grega, foi a que mais sofreu: menos 10%. O índice europeu das ações mais negociadas despencou e passou raspando pela maior queda desde 2008.

Com isso, mais de 500 bilhões de euros saíram de circulação. Investidores da Europa temem que uma moeda chinesa enfraquecida torne as exportações europeias menos competitivas e analistas já estão prevendo mais incerteza e instabilidade nos próximos dias.

Fonte: Jornal Hoje - G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário