segunda-feira, 16 de maio de 2011



IBRAF – INSTITUTO BRASILEIRO DE FRUTAS APONTA POTENCIAL DE CRESCIMENTO NO MERCADO

Preocupação com saúde dita tendência positiva e mercado de frutas se prepara para atender consumidor cada vez mais exigente


O mercado de frutas e verduras é um dos poucos setores com grande potencial de crescimento nos próximos anos, devido à crescente preocupação com saúde e qualidade alimentar. Já o preço alto, a falta de padronização da oferta, as inconveniências no manuseio e a falta de informações aparecem como vilãs neste comércio.

A abertura para novas variedades de frutas tradicionais e frutas tropicais, e mesmo produtos considerados exóticos, torna-se uma tendência positiva. “As pessoas buscam alimentos saudáveis, diferenciados e principalmente com mais sabor, além de práticos”, afirma Maurício Ferraz, gerente do Ibraf.

Neste sentido, o mercado se prepara para atender ao consumidor cada vez mais exigente. As redes de mercados e hipermercados centralizam e monitoram as compras de perecíveis, visando melhores técnicas de reposição, controle de perdas e gerenciamento do mix. O estoque, por sua vez, é mantido nas fazendas ou nos distribuidores. “Os supermercados reduziram as áreas de estoque e com isso o risco de perdas”, atesta Maurício.

Muitas vezes, o consumidor, por morar em grandes centros urbanos, não conhece muito de frutas e não sabe como as escolher e preparar. Uma pesquisa realizada recentemente pela equipe do CQH - Ceagesp, apontou que os consumidores têm receio de comprar principalmente melão, abacaxi e uva, pois não sabem se estas frutas estão prontas para o consumo. Dessa forma, “oferecer produtos mais práticos, com apelo visual e segurança alimentar se torna condição imprescindível para continuarmos a crescer”, acrescenta o gerente.



Crianças:

Um bom termômetro de como anda este mercado pode ser observado por meio do público infantil. Na tentativa de criarem-se hábitos mais saudáveis, frutas com o tamanho certo para atrair os pequenos consumidores, destacam-se no mercado. Podemos citar aqui o caso das maçãs para crianças ou da nova banana “baby”, ideal para o consumo delas.

A associação com personagens infantis atraem a atenção e agregam valor ao produto, criando uma identidade imediata entre o produtor e seu consumidor. “Podemos concluir que com estas ações os produtores terão produtos com diferenciais de mercado, deixando de concorrer com “commodites” muitas vezes de qualidade inferiores”, finaliza o gerente.


Sobre o Ibraf

O Ibraf (Instituto Brasileiro de Frutas) é uma organização privada sem fins lucrativos, fundada em 1989, por lideranças do setor frutícola, com a missão de promover o crescimento organizado do setor, desenvolvendo ações efetivas para produtores de frutas, agroindústrias de processamento, fornecedores de produtos, fornecedores de serviços, entre outros, ou seja, toda a cadeia frutícola. Possui hoje 114 associados de todas as regiões do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário