quinta-feira, 29 de abril de 2010

Comitê de planejamento estratégico se reúne


Sob a coordenação do Ibraf e Apex-Brasil o comitê de planejamento estratégico de marketing internacional se reuniu nesta quinta-feira (29/04), em São Paulo para analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças levantadas junto ao setor pela empresa de consultoria Markestrat/Fundace-USP, assim como o andamento do trabalho até o momento.

Os participantes destacaram vários problemas estruturais que vem afetando as exportações de frutas. Os principais deles são: altos tributos; falta de agilidade para o registro de defensivos; alto custo dos defensivos nacionais e não é possível importar de outros países; ICMS; falta de negociação por parte do governo para redução de taxas de importação em alguns países e abertura das exportações para outros mercados potenciais.

Com base nos pontos levantados pelas empresas, será construída uma visão de futuro de cada setor para os próximos 5 anos, fazendo uma previsão de metas de exportação e geração de empregos de acordo com vários cenários, ou seja, o que irá acontecer com o setor se a condição atual do exportador for mantida? E, se houver a desoneração de alguns tributos, quais serão os impactos positivos para o setor? A abertura de novos mercados vai aumentar em quanto as exportações? Entre outros cenários que podem impactar positiva ou negativamente nos resultados esperados.

O resultado desse trabalho será a constituição de estratégias e ações promocionais de marketing internacional para o novo projeto setorial Brazilian Fruit. Os gargalos do setor e algumas demandas levantadas serão encaminhados aos fóruns competentes.

Fazem parte do comitê empresas exportadoras e agroindústrias de diversos portes e estados, para que seja possível construir um planejamento adequado a toda cadeia produtiva das frutas. O SEBRAE nacional também faz parte do comitê, visando agregar o ponto de vista da micro e pequena empresa.

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