segunda-feira, 23 de maio de 2016

Fepagro organiza Ciclo de Palestras sobre Citricultura do Rio Grande Do Sul


Com o objetivo de divulgar tecnologias geradas e debater sobre o tema, a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) promoveu, dias 18 e 19 de maio, o XXI Ciclo de Palestras sobre Citricultura do Rio Grande do Sul, em Liberato Salzano. O evento foi organizado em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Emater/RS-Ascar e a prefeitura do município. Participaram mais de 300 pessoas, entre autoridades, citricultores, viveiristas, extensionistas, pesquisadores, professores e alunos do Rio Grande do Sul e de outros estados, como Santa Catarina e São Paulo. O diretor da Fepagro Vale do Taquari, Caio Efrom, representou o diretor-presidente da Fundação, Adoralvo Schio, na solenidade de abertura. 

Conforme a organizadora do ciclo e pesquisadora da Fepagro Vale do Taquari, Elisabeth Lisboa Souza, durante os dois dias, foram debatidos, entre outros assuntos, a evolução da citricultura no município e a experiência de organização de citricultores. Também foram apresentadas as principais doenças, manejo e nutrição de pomares, período de colheita de laranjas e controle de ácaros e cochonilhas. “No primeiro dia aconteceu uma visita técnica a um pomar modelo no distrito de Pinhalzinho, onde os participantes conheceram a citricultura local”, conta. 

Elisabeth explica que o evento é o mais importante sobre citros no Estado e ocorre cada ano em uma cidade diferente das regiões da Serra, Alto Uruguai, Depressão Central e Metade Sul. “Atualmente é bianual. Já foram realizados encontros em Montenegro, São Sebastião do Caí, Taquari, Pareci Novo, Marcelino Ramos, Frederico Westphalen, Portão, Liberato Salzano, São Gabriel, Faxinal do Soturno, Alpestre, Veranópolis, Rosário do Sul, Aratiba e Maximiliano de Almeida”. 

Segundo a pesquisadora, a citricultura teve início no município de Liberato Salzano a partir do IX Ciclo de Palestras, que ocorreu em 2002. “E hoje ele é o maior produtor de laranjas do Estado, produzindo frutos de excelente qualidade, com condições de competir no mercado de frutas frescas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário