O projeto ‘Brazilian Fruit’, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participou pela primeira vez da Fruit Attraction – Feira Internacional do Setor de Frutas e Hortaliças, que aconteceu em Madri, na Espanha, entre os dias 19 e 21 de outubro de 2011, reunindo os maiores importadores, distribuidores e indústrias do segmento frutícola de diversos países.
A terceira edição da feira reuniu no maior centro de eventos da Europa, o Feria del Madrid, mais de 550 produtores, exportadores e empresários do setor de frutas e hortaliças, de vários países. A Federação Espanhola dos Exportadores de Frutas e Hortaliças (Fepex) e a Ifema, empresa organizadora da feira, afirmaram que mais de 50 mil pessoas visitaram a Fruit Attraction neste ano.
“Foi uma participação muito interessante e importante para nós. Queremos ampliar nossa presença no mercado europeu, temos espaço para isso e as portas estão se abrindo para o Brasil”, afirmou Maurício de Sá Ferraz, gerente do Ibraf.
Paulo Passos, organizador de eventos nacionais e internacionais, e responsável pelo estande brasileiro na feira, acha importante a presença do Brasil na feira: “Observamos que o seu crescimento é muito significativo. Esta feira, embora seja recente, já nasceu grande. A presença do Brasil é fundamental”.
No estande brasileiro, os visitantes puderam degustar mamão papaya, formosa e suas variedades, melão, manga, experimentar caipirinhas feitas com limão brasileiro e conhecer produtos como o cará, inhame e batata-doce.