quinta-feira, 8 de julho de 2010

Projeto Brazilian Fruit: há 12 anos promovendo as frutas nacionais


Desde 1998 o Ibraf promove, em parceria com a Apex-Brasil, o Projeto Brazilian Fruit, que atualmente conta com a participação de 127 empresas. O esforço para promover as frutas brasileiras é enorme e conta com ações inovadoras, criativas e que estimulam o público alvo.

Para listar algumas das iniciativas podemos falar da primeira participação brasileira na Ásia Fruit Logística, em Hong Kong, que teve como objetivo prospectar as oportunidades neste mercado emergente ou da participação na Gulfood em Dubai, tendo como foco o mercado do Oriente Médio.

O projeto também trouxe ao Brasil 20 compradores de países emergentes como: Oriente Médio, África do Sul, Rússia e América do Sul; e também de mercados já consolidados como Europa e Estados Unidos, para negociar diretamente com as empresas brasileiras.

Os resultados foram bastante satisfatórios. Para saber mais sobre por onde a fruta brasileira esteve presente no último ano e quais serão os próximos passos, clique aqui. E não deixe de ver as fotos das ações já realizadas, elas são de dar água na boca!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Banana e mamão entram na Linha Especial de Crédito

A utilização do mamão e da banana para a produção de doces, polpas ou sucos é ainda pequeno em relação ao total produzido, por isso o Governo Federal incluiu estas frutas na Linha Especial de Crédito (LEC), que poderá auxiliar tanto produtores quanto agroindústrias que beneficiem ou processem essas frutas concedendo crédito para a comercialização em melhores condições de preço e de mercado.

Além da inclusão da banana e do mamão, foi mantida a linha de crédito para a goiaba, o abacaxi, a manga, o pêssego, a maçã e o maracujá. O limite de crédito para o produtor rural é de R$ 50 mil e para unidades de beneficiamento é de R$30 milhões.
O período de contratação dos financiamentos vai de 1º de julho de 2010 a 30 de junho de 2011 e para acessar essa linha de crédito, deve-se procurar o agente financeiro mais próximo que trabalhe com crédito rural.