terça-feira, 24 de maio de 2016

Embrapa divulga edital para inserção no mercado da cultivar de maracujá silvestre BRS Sertão Forte

Produtores de mudas já podem se tornar parceiros da Embrapa na inserção no mercado da mais nova cultivar de maracujazeiro silvestre BRS Sertão Forte (BRS SF). Sementes da cultivar, que será lançada no início do próximo mês, estão sendo disponibilizadas aos interessados na produção e comercialização de mudas. As empresas e produtores selecionados pela Embrapa, além de receberem as sementes, também obterão a permissão para o uso da marca "Tecnologia Embrapa".

A Embrapa Produtos e Mercado (Brasília, DF) está oferecendo, também, aos interessados, sementes para a produção de mudas da cultivar BRS Pérola do Cerrado (BRS PC). O edital para a busca de parceiros comerciais está publicado na página da Embrapa Produtos e Mercado (embrapa.br/produtos-e-mercado), e os produtores interessados têm até o dia 30 de junho para encaminharem os documentos necessários para participarem do processo de oferta.

Estão sendo oferecidos 20 lotes de sementes da cultivar BRS Sertão Forte (BRS SF), sendo que cada um tem 150 gramas; e 36 lotes, também com 150 gramas cada um, de sementes da cultivar BRS Pérola do Cerrado (BRS PC). As empresas licenciadas firmarão contrato com a Embrapa com vigência de três anos.

Características das cultivares

A BRS Sertão Forte (BRS SF), fruto do melhoramento genético da Embrapa Semiárido (Petrolina, PE) e Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), foi obtida por meio de seleção massal, que teve como objetivo o aumento de produtividade e do tamanho do fruto, de forma a ter melhor aceitação no mercado. A cultivar foi selecionada a partir de uma população de acessos silvestres de Passiflora cincinnata Mast. de diferentes origens, com indicadores de adaptação em locais de altitudes de 350 a 1100 m, plantio em qualquer época do ano (quando irrigada) e em diferentes tipos de solo. Essa espécie é encontrada nos biomas Caatinga e Cerrado, onde vem se tornando uma alternativa de cultivo para agricultura familiar das áreas de sequeiro.

Os frutos têm coloração verde com polpa amarela clara ou esbranquiçada. Seu peso varia de 109 a 212 gramas, com 8 a 13 ºBrix; rendimento de polpa de 35%, quando extraída manualmente com peneira e de 50% quando extraída em despolpadora rotativa.

Nas condições do Estado de Pernambuco e no Cerrado do Planalto Central tem produzido de 18 a 29 t/ha em polinização aberta e, dependendo das condições de manejo da cultura, pode atingir produtividades acima de 30 t/ha no primeiro ano de produção. É ótima alternativa para o mercado de frutas exóticas, podendo ser consumida in natura ou ser utilizada na indústria de sucos, sorvetes e doces.

A BRS Pérola do Cerrado (BRS PC), desenvolvida pela Embrapa Cerrados, é uma cultivar silvestre vigorosa, com elevada resistência às principais doenças e pragas do maracujazeiro, com possibilidade de cultivo em sistema orgânico. Ela produz de 10 a 25 ton/ha sem o uso de polinização manual, representando de 10 a 15 Kg de fruta por planta por ano, nas condições do Distrito Federal.

A cultivar foi obtida por policruzamento de plantas selecionadas em uma população de acessos silvestres de Passiflora setacea de diferentes origens, com indicadores de adaptação em locais de altitudes de 250 a 1100 m, plantio em qualquer época do ano (quando irrigado) e em diferentes tipos de solo.

Seus frutos, quando maduros, são de coloração da casca verde clara a amarela clara, com seis listras longitudinais verde escuras e polpa amarelo creme; peso médio de 50 a 120 gramas; polpa com qualidades físico-química e funcional, com 15 a 18 ºBrix e rendimento de suco de 35%.

Os lotes da cultivar BRS Sertão Forte (BRS SF) poderão ser retirados, após assinatura do contrato de licenciamento, no Escritório de Petrolina da Embrapa Produtos e Mercado, que fica na Rodovia BR 122, Km 50 – Trecho Petrolina-Izacolândia, CEP 56.320-700, Petrolina, PE. E os lotes da cultivar BRS Pérola do Cerrado (BRS PC) serão retirados no Escritório de Brasília da Embrapa Produtos e Mercado, localizado na Rodovia DF 001, Km 69 – Fazenda Sucupira, Riacho Fundo II, em Brasília, DF.

Para mais informações sobre a cultivar BRS Sertão Forte (BRS SF), entre em contato com o Escritório de Petrolina, por meio do telefone (87) 3866 3750, ou pelo e-mail spm.epnz@embrapa.br.

E para obter informações sobre o BRS Pérola do Cerrado (BRS PC), procure o Escritório de Brasília, no telefone (61) 3333-5161 ou pelo e-mail spm.ebsb@embrapa.br.

O edital de oferta das duas cultivares encontra-se na página: https://www.embrapa.br/documents/1355719/0/Edital+12_2016/962b0f44-7350-46b9-b847-6b081a04a941

Fonte: Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário