segunda-feira, 23 de maio de 2016

Ciclo de Palestras em Liberato Salzano aborda citricultura do RS

O mais importante evento sobre citros do RS realizou sua 21ª edição no município de Liberato Salzano, maior produtor de citros do Estado. O Ciclo de Palestras da Citricultura do RS aconteceu nesta quarta e quinta-feira (18 e 19/05), visando o desenvolvimento da cadeia da citricultura, por meio do debate sobre a produção, tecnologias, manejo, processamento e comercialização das frutas cítricas. O 21º Ciclo de Palestras é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Universidade Federal do RS (UFRGS), Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e Prefeitura de Liberato Salzano. O Salão Paroquial do município reuniu em torno de 380 pessoas em cada dia do evento, entre elas professores, pesquisadores, técnicos, estudantes e citricultores.

Uma visita técnica à propriedade da família do produtor Jocemar Marta, no Distrito Pinhalzinho, deu início à programação. A família Marta é um dos exemplos em Liberato Salzano de que a citricultura é uma excelente alternativa para a agricultura familiar. Em uma área de 24,5 hectares, a família Marta cultiva 18 variedades de citros, entre laranja e bergamota. Segundo o produtor, a diversificação de cultivares de citros é um dos fatores que viabiliza a atividade na pequena propriedade. 

"Com isso é possível ampliar o calendário de colheita, ter maior regularidade de oferta do produto, melhor aproveitamento da mão de obra familiar, oferta maior de variedade de frutos e atende aos mais diversos tipos de mercado, in natura e indústria", afirmou o produtor. Ainda na propriedade da família Marta, o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Valtemir Bazeggio, falou da viabilidade econômica da citricultura na agricultura familiar, utilizando os resultados conquistados na propriedade da família Marta.

A abertura do Ciclo de Palestras sobre Citricultura do RS contou com a presença do secretário Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, no ato representando o governador do Estado, José Ivo Sartori. "É extremamente importante a realização deste evento, que integra toda a cadeia produtiva da citricultura, produtores, técnicos, pesquisados e entidades do setor, buscando o mesmo propósito, fomentar e potencializar a citricultura no RS. Precisamos, cada vez mais realizar ações para fortalecer todos os elos desta cadeia produtiva", declarou Minetto. 

O prefeito de Liberato Salzano, Gilson de Carli, reforçou a importância da citricultura para o município e região. "Já obtemos muitas conquistas na citricultura aqui no município, desde o preço mínimo da laranja até a implantação da indústria de suco. Tudo isso pensando no desenvolvimento da atividade, que resulta no desenvolvimento das famílias e do nosso município", enfatizou.

Diferentes temáticas envolvendo a atividade da citricultura foram abordadas durante o Ciclo. O gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Francisco Frizzo, iniciou o ciclo de palestras falando da evolução da atividade em Liberato Salzano e região. A experiência de organização dos citricultores de Liberato Salzano com o comércio de frutas foi contada pelo técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Valtemir Bazeggio, pelo presidente da Associação dos Citricultores do município, Leandro Rubini, e pelo diretor da Indústria de Sucos Alto Uruguai (Isau), Sergio Montanher. Através da Associação dos Citricultures e da Isau, Liberato Salzano exporta suco de laranja para países da Europa e do Mercosul.

O primeiro dia do Ciclo de Palestras encerrou com a participação do engenheiro agrônomo e consultor de São Paulo, Gilberto Tozatti, que falou sobre o controle da pinta preta e queda anormal de frutos jovens. A programação do segundo dia teve início com a palestra proferida pelo engenheiro agrônomo da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Paulo Lipp João, enfatizando as ações da Câmara Setorial da Citricultura do RS.

O manejo de plantas de cobertura em pomares foi tema trabalhado pelo assistente técnico estadual de fruticultura da Emater/RS-Ascar, Antônio Conte, que apresentou os resultados da experiência de cobertura de solo realizada na viticultura para salientar a necessidade desta prática na atividade citrícola. "O desafio para a citricultura é estabelecer um sistema de manejo de plantas de cobertura para a região Alto Uruguai, buscando a conservação do solo e água", frisou. 

A nutrição de citros e a possibilidade de ampliação do período de colheita de laranjas foram temáticas abordadas pelo engenheiro agrônomo e pelo professor da UFRGS, Mateus Gonzatto e Sergio Francisco Schwarz. O último tema debatido no evento foi apresentado pelo engenheiro agrônomo da Epagri/SC, Luis Antônio Chiaradia, sobre o controle de ácaros e cochonilhas, 

Durante o Ciclo de Palestras, os participantes degustaram suco de laranja natural À vontade. Dez receitas diferentes à base de laranja foram servidas nos lanches e seis receitas de sobremesa, servidas após o almoço. A Emater/RS-Ascar produziu as receitas degustadas durante o evento, para mostrar as inúmeras possibilidades e benefícios do uso da laranja na alimentação.

Para encerrar o evento, na tarde de quinta-feira (19/05), foram premiados os vencedores do concurso de qualidade e produtividade de citros no município de Liberato Salzano. O primeiro lugar para qualidade foi para o produtor Avelino Dal Santo, seguido dos produtores Selmar Batistella e José Danilo Geraldo. Em produtividade, o produtor Luiz Wanderlei de Almeida conquistou o primeiro lugar, com 84,5 mil quilos por hectare. O segundo lugar, com 74,4 mil quilos por hectare, foi para o produtor Elivandro Tonet, seguido pelo produtor Rogério Batistella, com 66,2 mil quilos por hectare.

Região Norte do RS inicia colheita da citricultura

A colheita da safra da citricultura teve início este mês nos municípios do Norte do RS. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, a fruticultura é produzida em uma área de sete mil hectares, com predominância de citros e viticultura, envolvendo mais de quatro mil agricultores produzindo de forma comercial. A citricultura está presente em 38 municípios, um total de 4,4 mil hectares de laranja e 400 hectares de bergamota. A produção é predominante em três municípios, Planalto, Alpestre e Liberato Salzano. A estimativa de produção para este ano gira em torno de 90 mil toneladas de frutas.

O trabalho da Emater/RS-Ascar com a atividade da citricultura visa agregar renda e valor às frutas regionais, através da industrialização e classificação, fomentar a produção de qualidade, por meio do emprego das recomendações técnicas que potencializam o retorno dos recursos utilizados nas atividades frutícolas. De acordo com o assistente técnico regional de sistemas de produção vegetal da Emater/RS-Ascar, Edison Dornelles, com as ações realizadas com a citricultura são esperados resultados como a diversificação de espécies e variedades, a qualificação do processamento e industrialização, a mecanização e equipamentos adequados, a recuperação e renovação de pomares e o cultivo em ambiente protegido, entre outros.

Fonte: Emater - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário